Projetos apoiados pela Fundação Uniselva lançam atlas socioeconômico e ambiental dos assentamentos da reforma agrária de MT, MS e MG

13/04/2022

Será lançado na próxima segunda-feira (18), a partir das 17h, no Teatro da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), câmpus Cuiabá, o Atlas Socioeconômico e Ambiental dos Assentamentos da Reforma Agrária de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Minas Gerais, fruto de projetos de pesquisa com inovação apoiados pela Fundação Uniselva.

A publicação do Atlas foi uma das propostas contempladas no Edital de Seleção Pública de Projetos de Patrocínio do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT).

O e-book reúne resultados do Projeto de Diagnóstico para Regularização Ambiental dos Assentamentos da Reforma Agrária (Radis), que por sua vez é financiado pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra).

Segundo o coordenador do Radis, professor Paulo Cesar Venere, "o livro traz um resumo dos dados coletados pelo projeto entre 2018-2020, com mais de 20 mil famílias entrevistadas nos assentamentos dos três estados".

"Além de permitir uma comparação entre as diferentes realidades", ressalta Venere, "o Atlas oferece uma amostra do enorme banco de dados que o projeto construiu ao longo do tempo e continua atualizando, com informações valiosas para a produção científica de diferentes áreas e a criação de políticas públicas", elenca o docente do Instituto de Biociências da UFMT.

O acesso ao atlas pode ser solicitado no site do projeto. Interessados em participar do lançamento devem preencher o formulário on-line e informar nome completo, profissão e endereço de e-mail.

Radis

Gerenciado pela Fundação Uniselva, o Radis é um projeto de pesquisa com inovação viabilizado por meio de um Termo de Execução Descentralizada (TED) entre a UFMT e o Incra.

O projeto auxilia famílias do Programa Nacional de Reforma Agrária (PNRA) realizando visitas técnicas e fazendo levantamento de dados dos lotes, para subsidiar a regularização ambiental dos assentamentos, elaborando o Cadastro Ambiental Rural (CAR) e o Projeto de Recomposição de Áreas Degradadas e Alteradas (Prada).

Ainda, quando necessário, adequa os sistemas agrários à uma perspectiva de desenvolvimento agroecológico na organização socioambiental das famílias assentadas pelo PNRA, bem como possibilita o acesso às políticas de crédito do Incra.

O Radis baseia-se em cinco eixos de trabalho – Ambiental, Socioeconômico, Pesquisas Acadêmicas, Políticas Públicas e Inovação Tecnológica – e é composto por uma equipe multidisciplinar composta por engenheiros agrônomos, florestais, civis, geógrafos e, também , biólogos, administradores e engenheiros de computação.

Outras informações em radis.ufmt.br.

Fotos: Divulgação/Projeto Radis