A Fundação Uniselva

A Fundação Uniselva atua como Fundação de Apoio e Desenvolvimento das seguintes instituições:
da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT);
do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT);
da Universidade Federal de Rondonópolis (UFR).
Fora do estado de Mato Grosso: da Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS).
E da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), em Minas Gerais.

Entidade de direito privado, sem fins lucrativos, foi criada por professores da UFMT em consonância com a Lei n° 8.958/94 e nos termos da Resolução CD 135/97 de 23 de dezembro de 1997.

Constituída em cartório em 17 de dezembro de 2001 e instalada em 10 de junho de 2002, tem por objetivo apoiar as inúmeras atividades das instituições apoiadas no âmbito dos projetos de ensino, pesquisa, extensão, desenvolvimento institucional, científico, tecnológico, e de estímulo à inovação, mediante a gestão executiva, administrativa e financeira necessária à execução desses projetos.

A Fundação Uniselva é credenciada pelas secretarias de Educação Superior, do Ministério da Educação (MEC), e de Políticas e Programas de Pesquisa e Desenvolvimento, do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), para atuar como fundação de apoio.

Além disso é afiliada ao Conselho Nacional das Fundações de Apoio às instituições de Ensino Superior e de Pesquisa Científica e Tecnologia (Confies).

Missão, Visão e Valores

Missão
Apoiar as atividades de ensino, pesquisa e extensão das instituições apoiadas, bem como prestar iguais serviços à sociedade em projetos de mesma área de abrangência, de interesse público ou coletivo.

Visão
Ser reconhecida como marco de excelência na gestão de projetos no campo do ensino, pesquisa e extensão.

Valores

ÉticaCompromisso com os princípios éticos em sua prática cotidiana, respeitando e zelando pelos valores e imagem da Fundação e atuando em defesa dos interesses tanto da entidade, quanto da instituição apoiada, parceiros e beneficiários.

CredibilidadeCondução de suas atividades com integridade, transparência, adotando regras explícitas acerca do trabalho desenvolvido.

TransparênciaRespeito ao interesse público conferindo publicidade nos seus procedimentos com ênfase nas prestações de contas de seus atos.

ImparcialidadeAdoção de uma postura imparcial e comprometida com sua missão de apoiar a UFMT e suas atividades suplementares.

RespeitoDesenvolvimento de todas as suas atividades respeitando a diversidade de gênero, credo e opinião.

ConhecimentoCompromisso com a disseminação do conhecimento produzido pela academia, rica fonte de informação e capacitação para o desenvolvimento do ensino, pesquisa e de novas tecnologias.

O que fazemos

Criada com o objetivo de dar apoio a projetos de ensino, pesquisa, extensão, desenvolvimento institucional, científico, tecnológico e de estímulo à inovação, a Fundação Uniselva também colabora para o desenvolvimento da comunidade acadêmica, propiciando atividades que ampliem os conhecimentos científicos e culturais, colocando-os ao alcance de toda a sociedade. Tem seu crescimento intrinsicamente relacionado ao crescimento da UFMT. Participa da construção de importantes projetos e está presente em momentos significativos das instituições apoiadas.

As atividades da Fundação Uniselva consistem nas gestões administrativa e financeira de projetos de ensino, pesquisa, extensão, desenvolvimento institucional, científico, tecnológico e de estímulo a inovação executados pelas instituições apoiadas.

Contamos com uma equipe de colaboradores capacitada para prestar apoio às diversas demandas oriundas da instituição apoiada, seja na condução dos procedimentos exigidos pelas agências de financiamento e fomento, nacionais e internacionais, para aprovação de projetos por elas financiados, seja no assessoramento à elaboração de projetos compatíveis com tais fontes e gerenciamento dos recursos obtidos, com administração individualizada para cada projeto além da prestação de outros serviços.

Estatuto

O Estatuto Social da Fundação Uniselva estabele o objeto social da Fundação, sua denominação, as finalidades, seus direitos e deveres, a estrutura organizacional e dispõe sobre atividades financeiras, dentre outros tópicos.

Escritura Pública

A Escritura Pública é a forma escrita de um ato jurídico, estabelecendo um contrato.

É lavrada em cartório, por um agente público.

A Estrutura Organizacional

A estrutura deliberativa e administrativa da Fundação Uniselva é composta pelo Conselho Curador, Conselho Fiscal e Diretoria Executiva.

O Conselho Curador

O Conselho Curador da Uniselva é composto por sete membros, sendo o diretor-geral da Fundação seu presidente. O Conselho é responsável pelo orçamento e o plano de trabalho da entidade para cada exercício financeiro, pela estrutura administrativa, elaboração do Regimento Interno e seu funcionamento, aprovação da prestação de contas do exercício financeiro anual após parecer do Conselho Fiscal, bem como submeter tal prestação e o relatório anual de gestão ao Conselho Diretor da UFMT, dentre outras funções.

O Conselho Fiscal

Ao Conselho Fiscal, composto por cinco conselheiros, compete acompanhar a fiscalizar a gestão financeira da entidade, zelando pela exatidão no emprego de seus recursos e emitindo parecer sobre as contas anuais a serem apresentadas ao Conselho Curador, entre outras responsabilidades previstas no Estatuto da entidade.

Atual composição do Conselho Curador da Fundação Uniselva

José Jaconias da Silva
Presidente

Ilce de Oliveira Campos
Representante da Reitoria da UFMT

Roberto Perillo Barbosa da Silva
Representante da Reitoria da UFMT

A indicar
Representante do Conselho Diretor da UFMT

Paulo César Corrêa da Costa
Representante do Conselho Universitário da UFMT (Consuni)

Gleyva Maria Simões Pio Saes
Representante do Conselho de Ensino, Pesquisa, Extensão da UFMT (Consepe)

Laura Caroline Aoyama de Barros
Representante da Sociedade Civil de Mato Grosso

Atual composição do Conselho Fiscal da Fundação Uniselva

Rosane Aparecida Kulevicz
Presidente - Representante da Faculdade de Administração e Ciências Contábeis (FACC)

A indicar
Representante da Reitoria da UFMT

A indicar
Representante do Conselho Diretor da UFMT

Benadilson Santa Rita Ferreira dos Santos
Representante do Conselho Universitário da UFMT (Consuni)

Leandro Dênis Battirola
Representante do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFMT (Consepe)

A Diretoria Executiva

A Diretoria Executiva é o órgão executivo e administrativo da FUNDAÇÃO UNISELVA cabendo-lhe, conforme suas finalidades, o estabelecimento de suas diretrizes e normas gerais de organização, administração e operação da FUNDAÇÃO, sendo composta por: 01 [um] Diretor Geral e 01 [um] Superintendente.

Atual composição do Diretoria Executiva da Fundação Uniselva

José Jaconias da Silva
Diretor-geral

Docente da Faculdade de Administração e Ciências Contábeis, no Departamento de Administração da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Doutor em Administração pela Universidade Nove de Julho (UNINOVE), mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de São Carlos e especialista em Economia Solidária pela Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat).

Possui graduação em Agronomia e Administração pela Universidade do Estado de Mato Grosso e ministra aulas de logística e operações. Também tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Agricultura Familiar e Extensão Rural e Cooperativismo. Pesquisa sobre planejamento da área pública, custo de produção rural, inovação sustentável, agricultura familiar e agroecologia. Atuou como conselheiro do Conselho Fiscal da Fundação Uniselva, como representante da reitoria, de 2023 a 2024.

Sérgio Henrique Allemand Motta
Superintendente

Médico e professor aposentado do Instituto de Saúde Coletiva (ISC) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), onde atuou de 1984 a 2018. Mestre em Saúde da Comunidade pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e doutor em Urbanismo/Saúde Urbana pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Na UFMT, ocupou os cargos de chefe do Departamento de Saúde Coletiva em duas oportunidades, diretor do ISC e Secretário de Articulação e Relações Institucionais (SARI/UFMT). Também foi diretor-geral da Fundação Uniselva de 2006 a 2012. No Ministério da Saúde, foi coordenador da Fundação Nacional da Saúde (FUNASA/MT) nos anos de 2003 e 2004.

Ex-gestores da Fundação Uniselva

Instituições Apoiadas