A Fundação Uniselva

A Fundação Uniselva é a Fundação de Apoio da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT).

Entidade de direito privado, sem fins lucrativos, foi criada por professores da UFMT em consonância com a Lei n° 8.958/94 e nos termos da Resolução CD 135/97 de 23 de dezembro de 1997.

Instalada em 10 de junho de 2002, tem por objetivo apoiar as inúmeras atividades das instituições apoiadas no âmbito dos projetos de ensino, pesquisa, extensão, desenvolvimento institucional, científico, tecnológico, e de estímulo à inovação, mediante a gestão executiva, administrativa e financeira necessária à execução desses projetos.

A Fundação Uniselva é credenciada pelas secretarias de Educação Superior, do Ministério da Educação (MEC), e de Políticas e Programas de Pesquisa e Desenvolvimento, do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), para atuar como fundação de apoio.

Além disso é afiliada a Conselho Nacional das Fundações de Apoio às instituições de Ensino Superior e de Pesquisa Científica e Tecnologia (Confies).

Missão, Visão e Valores

Missão
Apoiar as atividades de ensino, pesquisa e extensão das instituições apoiadas, bem como prestar iguais serviços à sociedade em projetos de mesma área de abrangência, de interesse público ou coletivo.

Visão
Ser reconhecida como marco de excelência na gestão de projetos no campo do ensino, pesquisa e extensão.

Valores

ÉticaCompromisso com os princípios éticos em sua prática cotidiana, respeitando e zelando pelos valores e imagem da Fundação e atuando em defesa dos interesses tanto da entidade, quanto da instituição apoiada, parceiros e beneficiários.

CredibilidadeCondução de suas atividades com integridade, transparência, adotando regras explícitas acerca do trabalho desenvolvido.

TransparênciaRespeito ao interesse público conferindo publicidade nos seus procedimentos com ênfase nas prestações de contas de seus atos.

ImparcialidadeAdoção de uma postura imparcial e comprometida com sua missão de apoiar a UFMT e suas atividades suplementares.

RespeitoDesenvolvimento de todas as suas atividades respeitando a diversidade de gênero, credo e opinião.

ConhecimentoCompromisso com a disseminação do conhecimento produzido pela academia, rica fonte de informação e capacitação para o desenvolvimento do ensino, pesquisa e de novas tecnologias.

O que fazemos

Criada com o objetivo de dar apoio a projetos de ensino, pesquisa, extensão, desenvolvimento institucional, científico, tecnológico e de estímulo à inovação, a Fundação Uniselva também colabora para o desenvolvimento da comunidade acadêmica, propiciando atividades que ampliem os conhecimentos científicos e culturais, colocando-os ao alcance de toda a sociedade. Tem seu crescimento intrinsicamente relacionado ao crescimento da UFMT. Participa da construção de importantes projetos e está presente em momentos significativos das instituições apoiadas.

As atividades da Fundação Uniselva consistem nas gestões administrativa e financeira de projetos de ensino, pesquisa, extensão, desenvolvimento institucional, científico, tecnológico e de estímulo a inovação executados pelas instituições apoiadas.

Contamos com uma equipe de colaboradores capacitada para prestar apoio às diversas demandas oriundas da instituição apoiada, seja na condução dos procedimentos exigidos pelas agências de financiamento e fomento, nacionais e internacionais, para aprovação de projetos por elas financiados, seja no assessoramento à elaboração de projetos compatíveis com tais fontes e gerenciamento dos recursos obtidos, com administração individualizada para cada projeto além da prestação de outros serviços.

Estatuto

O Estatuto Social da Fundação Uniselva estabele o objeto social da Fundação, sua denominação, as finalidades, seus direitos e deveres, a estrutura organizacional e dispõe sobre atividades financeiras, dentre outros tópicos.

Escritura Pública

A Escritura Pública é a forma escrita de um ato jurídico, estabelecendo um contrato.

É lavrada em cartório, por um agente público.

A Estrutura Organizacional

A estrutura deliberativa e administrativa da Fundação Uniselva é composta pelo Conselho Curador, Conselho Fiscal e Diretoria Executiva, cujos membros exercem suas funções gratuitamente, ou seja, sem vantagem pecuniária decorrentes desta condição.

O Conselho Curador

O Conselho Curador da Uniselva é composto por sete membros, sendo o diretor-geral da Fundação seu presidente. O Conselho é responsável pelo orçamento e o plano de trabalho da entidade para cada exercício financeiro, pela estrutura administrativa, elaboração do Regimento Interno e seu funcionamento, aprovação da prestação de contas do exercício financeiro anual após parecer do Conselho Fiscal, bem como submeter tal prestação e o relatório anual de gestão ao Conselho Diretor da UFMT, dentre outras funções.

Atual composição do Conselho Curador da Fundação Uniselva

Cristiano Maciel
Presidente

Patricia Silva Osório
Representante da Reitoria da UFMT

Antônio José Amorim
Representante do Conselho Diretor da UFMT

Josiel Maimone de Figueiredo
Representante do Conselho de Ensino, Pesquisa, Extensão da UFMT (Consepe)

O Conselho Fiscal

Ao Conselho Fiscal, composto por cinco conselheiros, compete acompanhar a fiscalizar a gestão financeira da entidade, zelando pela exatidão no emprego de seus recursos e emitindo parecer sobre as contas anuais a serem apresentadas ao Conselho Curador, entre outras responsabilidades previstas no Estatuto da entidade.

Atual composição do Conselho Fiscal da Fundação Uniselva

Clébia Ciupak
Presidente - Representante da Faculdade de Administração e Ciências Contábeis (FAeCC)

Einstein Lemos de Aguiar
Representante da Reitoria da UFMT

José Afonso Botura Portocarrero
Representante do Conselho Diretor da UFMT

A Diretoria Executiva

Órgão executivo e administrativo da Fundação Uniselva. É formada por um diretor-geral e um superintendente administrativo financeiro. Lhes compete estabelecer normas e diretrizes de organização, administração e operação da entidade. Gerenciam os trabalhos das áreas de Compras, Comunicação, Contabilidade, Financeira, Importação, Jurídica, Licitação, Núcleo de Processamento de Dados, Prestação de Contas, Projetos, Recursos Humanos e Secretaria.

Atual composição do Diretoria Executiva da Fundação Uniselva

Cristiano Maciel
Diretor Geral

Sandra Maria Coelho Martins
Superintendente