Fundação Uniselva celebra 20 anos e planeja futuro promissor

14/12/2021

Com o “Encontro Fundação Uniselva 20 anos” foram celebradas as duas décadas da Fundação de Apoio e Desenvolvimento da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT) e da Universidade Federal de Rondonópolis (UFR).

A entidade foi constituída em cartório em 17 de dezembro de 2001.

O evento, realizado no auditório da Secretaria de Tecnologia Educacional (Setec-UFMT), câmpus Cuiabá, teve público limitado e seguiu as normas e recomendações sanitárias de prevenção e combate à Covid-19.

Da esquerda para direita: coordenador de Planejamento da Pró-Reitoria de Planejamento e Administração da UFR, professor Heitor Lopes Ferreira; pró-reitor de Extensão do IFMT, Marcus Vinícius Taques Arruda; reitor da UFMT, professor Evandro Aparecido Soares da Silva; secretária Executiva de Administração do TCE-MT, Carla Cristiny Esteves de Oliveira; diretor-geral da Fundação Uniselva, professor Joanis Tilemahos Zervoudakis.

Na ocasião, estiveram reunidos representantes das instituições apoiadas, parceiros e colaboradores.

Relacionada:

Fundação Uniselva reconhece e homenageia personalidades ao completar 20 anos

O diretor-geral da Fundação Uniselva, professor Joanis Tilemahos Zervoudakis, deu as boas-vindas às convidadas e convidados e comemorou os 20 anos da entidade como eixo de captação de recursos externos, das iniciativas pública e privada.

“Uma honra recebê-los aqui nesta data tão importante. Sejam todos bem-vindos. Um marco para a Uniselva e para todas as instituições apoiadas por ela. A Fundação gerencia recursos que fomentam atividades de ensino, pesquisa e extensão. Nós temos também que celebrar as novas instituições que se juntaram à UFMT e são apoiadas por nós no decorrer desta trajetória, como o IFMT e a UFR”, elencou Zervoudakis.

O reitor da UFMT, professor Evandro Aparecido Soares da Silva, o ex-reitor, professor Fernando Nogueira de Lima, a vice-reitora, professora Rosaline Rocha Lunardi, pró-reitores e secretários prestigiaram o Encontro presencialmente. A ex-reitora, professora Maria Lúcia Cavalli Neder, participou virtualmente, tendo enviado um vídeo com congratulações.

Para o dirigente máximo da Universidade, a parceria com a Uniselva precisa ser celebrada em seu caráter plural.

“Nós tivemos o aniversário da UFMT, de 51 anos, e, agora, os 20 anos da Uniselva contribuindo para os projetos da UFMT na área de ensino e principalmente na pesquisa, inovação e empreendedorismo, além da extensão e da relação com a comunidade”, relatou o reitor da UFMT pontuando ainda que a Uniselva dá todo o apoio ao desenvolvimento acadêmico da Universidade.

“É uma atuação por meio dos seus técnicos, professores, estudantes viabilizando aquilo que para o setor público diretamente demoraria um certo tempo em função da burocracia que nos é inerente. A Uniselva nos dá a leveza e a celeridade para o desenvolvimento da UFMT que é o escopo da sua criação”, destacou o reitor.

Ao felicitar a Uniselva, a professora Maria Lúcia, reitora da UFMT entre os anos 2008 e 2016, evidenciou o imprescindível apoio da Fundação à excelência da UFMT.

“A Universidade Federal de Mato Grosso é uma das mais importantes instituições que contribui não só para o desenvolvimento regional, mas também do nosso país. Para chegar na excelência que ela tem hoje, ela contou com a ajuda, principalmente, da nossa querida Fundação Uniselva. Por isso, ao completar 20 anos, eu não poderia deixar de parabenizar todos os seus servidores e, em nome do seu diretor, professor Joanis, e da nossa querida professora Sandra [superintendente], desejar que vocês continuem fazendo o que sempre fizeram com muita excelência – apoio à nossa UFMT”, salientou a ex-reitora.

Do IFMT, o reitor, professor Julio César dos Santos, foi representado pelo pró-reitor de Extensão, Marcus Vinícius Taques Arruda.

“Gostaria de agradecer a acolhida da UFMT e da Uniselva com o IFMT. Em 2017, quando retornamos as tratativas para que a Fundação Uniselva se tornasse, também, nossa Fundação de Apoio, nós plantávamos ali uma semente. É gratificante ver o desenvolvimento dessas ações enquanto presidente do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão que estou. Quero falar ainda da transformação que a Fundação Uniselva tem feito no atendimento à população que mais precisa das nossas instituições públicas”, salientou o pró-reitor do IFMT.

“Temos certeza de que essa caminhada será de longa duração, em especial, pelo grau de capacitação e engajamento dos colaboradores da Uniselva a quem desejo meus parabéns. Um abraço do Instituto Federal de Mato Grosso, dos seus 30 mil alunos e quase três mil servidores pelo trabalho que vocês prestam com agilidade, competência e reconhecimento dos órgãos de controle”, finalizou Arruda.

Da UFR, a reitora, Analy Castilho Polizel de Souza, foi representada pelo coordenador de Planejamento da Pró-Reitoria de Planejamento e Administração, professor Heitor Lopes Ferreira.

“É de extrema relevância a parceria da UFR com a Fundação Uniselva. Agradecemos e parabenizamos o empenho e trabalho de vocês. A Fundação ajuda as instituições de ensino superior a crescerem e melhorarem sua atuação na sociedade”, ressaltou Ferreira.

Parceiro de longa data da UFMT e da Fundação Uniselva em projetos de inovação educacional, pesquisa científica e tecnológica a serviço do controle interno, externo e social, o Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT), na pessoa do conselheiro presidente Guilherme Antonio Maluf, foi representado pela secretária Executiva de Administração, Carla Cristiny Esteves de Oliveira, bem como pelo assessor da Secretaria Executiva de Administração da Corte de Contas, Cláudio Costa Silva.

“Como representante do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso, em nome do conselheiro presidente Guilherme Maluf, venho parabenizar a Fundação Uniselva pelos seus 20 anos de frutíferos trabalhos, inclusive contabilizando mais de dez anos em parceria com o Tribunal. Só tenho agradecer a vocês o apoio e a caminhada que estamos tendo”, ressaltou a secretária.

O ex-diretor-geral, professor Cristiano Maciel, também enviou um vídeo para comemorar os 20 anos da entidade.

“A Fundação Uniselva tem, ao longo dos anos, contribuído para a sociedade com inúmeros projetos de pesquisa, extensão, inovação, desenvolvimento institucional, ou seja, uma séria de ações que são realizadas para que, via ciência, a gente consiga uma sociedade e um mundo melhor. Só tenho a agradecer pelos oito anos que estive na direção e, em nome de todos os ex-diretores, parabenizar essa equipe que realiza um trabalho cheio de esforço e com muita competência. Também desejar ao professor Joanis e à professora Sandra que sigam essa jornada na Direção Executiva com muito sucesso”, salientou Maciel.

Os professores Maria Lúcia Cavalli Neder e Cristiano Maciel, respectivamente, ex-reitora da UFMT e ex-diretor-geral da Uniselva participaram virtualmente, por meio de vídeo, das comemorações dos 20 anos da entidade.

Resgate histórico

Após a composição da mesa de honra e falas iniciais, o diretor-geral da Uniselva fez um resgate histórico da criação da Fundação - confira a apresentação aqui.

Por Maicon Oliveira/Assessoria de Comunicação-Fundação Uniselva