Joanis Tilemahos Zervoudakis é nomeado novo diretor-geral da Fundação Uniselva

20/05/2021

O professor e pesquisador Joanis Tilemahos Zervoudakis assume nesta quinta-feira (20) o cargo de diretor-geral da Fundação Uniselva – Fundação de Apoio e Desenvolvimento da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT) e da Universidade Federal de Rondonópolis (UFR).

Ele foi designado para exercer a função pelo reitor da UFMT, professor Evandro Soares Aparecido da Silva, que desejou boas-vindas ao novo dirigente e destacou a importância do fortalecimento da Fundação de Apoio diante da atual realidade socioeconômica do país.

“A Uniselva apoia diversos projetos e programas visando sempre o desenvolvimento científico, tecnológico e social da UFMT. Principalmente num momento complexo como este, não apenas pela pandemia, mas por uma política de redução drástica de recursos públicos para a universidade, a Fundação de Apoio ganha um protagonismo cada vez maior na prospecção e execução de projetos e precisamos fortalecê-la. Boas-vindas ao professor Joanis, que já tem experiência na gestão administrativa pública e foi um pró-reitor bastante referenciado e elogiado. Tenho certeza de que ele fará uma excelente gestão e dará continuidade ao belo trabalho já desenvolvido pelos professores Cristiano Maciel [ex-diretor-geral] e Sandra Maria Coelho Martins [superintendente]”, salientou o reitor.

Ao assumir o cargo, o novo diretor-geral agradeceu a confiança depositada pelo reitor da UFMT e elencou como espera contribuir com a Universidade, a entidade e o Estado.

“É uma honra ter recebido esse convite do professor Evandro e agradeço, principalmente, pela confiança diante do desafio que o cargo requer. Em concordância com o planejamento estratégico da UFMT, pretendemos contribuir de forma positiva para uma nova visão da Universidade e da Fundação Uniselva, dada sua importância para a UFMT, o IFMT, a UFR e também para o Estado de Mato Grosso. Dessa forma, nosso foco será na maior eficiência das ações da Fundação via informatização de todos os processos, como o novo sistema de gestão, em fase final de desenvolvimento, bem como na melhor estruturação interna dos setores”, relacionou Joanis.

Ele substitui o professor Cristiano Maciel, que deixou o cargo após oito anos e cinco meses à frente da entidade e encerrou sua gestão em videoconferências realizadas na terça e quarta-feira (18 e 19).

Joanis é docente da Faculdade de Medicina Veterinária (Favet) e do Programa de Pós-graduação em Ciência Animal (PPGCA), da UFMT, câmpus Cuiabá. Possui graduação, mestrado, doutorado e pós-doutorado em Zootecnia pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). E um segundo pós-doutorado em Nutrição de Bovinos de Corte pela Universidade do Estado do Colorado, nos Estados Unidos. É bolsista de Produtividade em Pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e pesquisador membro do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Ciência Animal (INCT-CA). Na UFMT, ocupou o cargo de pró-reitor de Pesquisa, entre 2013 e 2016, e coordena o Setor de Bovinos de Corte da instituição.

Professor Joanis Tilemahos Zervoudakis assume Direção-geral da Fundação Uniselva nesta quinta-feira (20/05/2021).

Foco na pesquisa e pós-graduação

Num horizonte de médio e longo prazo, Joanis planeja "ampliar de forma marcante as ações de prospecção de novos e grandes projetos estruturantes e de pesquisa junto à iniciativa privada e ao Governo do Estado de Mato Grosso, para que possamos qualificar melhor nossos grupos de pesquisa, programas de pós-graduação e ampliar a contribuição da UFMT, UFR e IFMT na geração de conhecimento e qualificação de nossos discentes de graduação e pós-graduação", ressaltou o novo diretor-geral.

Agenda da transição

Os professores Cristiano e Joanis vinham trabalhando de forma conjunta há, pelo menos, três semanas na transição das gestões. Segundo o novo diretor-geral, sua prioridade inicial é compreender os trabalhos e funções de cada área da entidade e o que pode ser feito para melhor estruturá-las.

"Nosso trabalho nas últimas três semanas foi realizado de forma conjunta com o professor Cristiano para que esse período de transição na gestão da Fundação Uniselva pudesse ser bem planejado e executado de forma equilibrada. A prioridade nos primeiros meses é nos aprofundarmos no melhor entendimento das especificidades de cada setor da fundação, de forma a delinearmos ações pontuais para melhor estruturação e desempenho de cada setor da Uniselva. Teremos também nesse primeiro momento avaliações internas quanto ao novo organograma da entidade com vistas à se obter maior celeridade dos trâmites nos diferentes setores", frisou Joanis.

Professores Cristiano Maciel e Joanis Tilemahos Zervoudakis planejam transição.

De sua parte, o professor Cristiano desejou "uma gestão inovadora e exitosa ao professor Joanis, em prol das instituições apoiadas e da nossa Fundação Uniselva", finalizou.

Por Maicon Oliveira | Assessoria de Comunicação/Fundação Uniselva