Professor Cristiano Maciel encerra gestão à frente da Fundação Uniselva

18/05/2021

Em reuniões virtuais realizadas nesta terça e quarta-feira (18 e 19), o diretor-geral da Fundação Uniselva, professor Cristiano Maciel, encerrou sua administração à frente da entidade após oito anos e cinco meses no cargo.

Na tarde de ontem (18), ele se reuniu em videoconferência com o reitor da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), professor Evandro Aparecido Soares da Silva, e com os conselheiros dos Conselhos Curador e Fiscal da Uniselva – Luciane Cleonice Durante, Antônio José Amorim, Bianca Borsatto Galera, Josiel Maimone de Figueiredo, Ali Veggi Atala Junior, Clébia Ciupak, Einstein Lemos de Aguiar, José Afonso Botura Portocarrero, Rodolfo Sebastião Estupiñan Allan e Wladimir Colman de Azevedo Júnior. Participou também o futuro diretor-geral da Fundação, professor Joanis Tilemahos Zervoudakis, nomeado e apresentado aos presentes pelo reitor da UFMT.

n

Reunião ordinária dos Conselhos Curador e Fiscal da Fundação Uniselva realizada em 18/05/2021.n

Já na manhã de hoje (19), o encontro on-line foi com os colaboradores lotados na sede da entidade, localizada no câmpus da UFMT, em Cuiabá.

Nas ocasiões, ele apresentou um relato da Gestão 12/2012 - 05/2021, com destaque para o gerenciamento de 3.271 projetos no período, que movimentaram mais de R$ 550 milhões em ações de pesquisa, ensino, extensão, desenvolvimento institucional, científico, tecnológico e de estímulo à inovação, além de projetos até então inéditos no portfólio da Fundação, como pesquisa com inovação e extensão tecnológica com inovação.

“Foram oito anos e cinco meses de aprendizados, desafios, crescimento e conquistas que muito agregaram à minha vida pessoal e profissional. Ao certo, temos muito mais para avançar enquanto instituição que gerencia projetos. Sempre podemos ir além. Ao longo dos anos, muitas modificações e avanços foram realizadas na Fundação, sempre preocupada em bem atender seus clientes, refletindo sobre seus processos e com amparo legal em sua atuação”, salientou Maciel.

Ele evidenciou como marcas de sua administração a modernização dos procedimentos de gestão, a melhoria da qualidade dos serviços e a ampliação da atuação da Uniselva com a manutenção do apoio à UFMT e a conquista da autorização para apoiar, também, projetos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT) e, mais recentemente, da Universidade Federal de Rondonópolis (UFR).

Ainda, a representação institucional no Confies (Conselho Nacional das Fundações de Apoio às Instituições de Ensino Superior e de Pesquisa Científica e Tecnológica) com exercícios de cargos na Diretoria e participação ativa nos congressos anuais do Conselho, reuniões, audiências no Congresso Nacional e constante interlocução e abertura de canais de diálogo com outras fundações de apoio do país.

Ele elencou também a expansão e o fortalecimento de parcerias, como, por exemplo, com o Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT), o Ministério Público de Contas do Estado (MPC-MT), o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), o Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes (DNIT), o Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (Funbio), o Governo do Estado e as prefeituras mato-grossenses para cooperação técnica, científica e desenvolvimento de projetos.

Pontuou o apoio à realização de 24 concursos públicos e processos seletivos sob a responsabilidade da UFMT, em face de parcerias firmadas com as instituições privadas e órgãos das administrações municipal, estadual e federal. A prospecção e captação de novos projetos com visitas a todos os câmpus da UFMT no interior do estado – Rondonópolis (atual UFR), Sinop, Araguaia (unidade Barra do Garças) – e em unidades do IFMT – Cuiabá (Reitoria, Bela Vista e Cel. Octayde Jorge da Silva), Várzea, São Vicente, Primavera do Leste, Rondonópolis, Sorriso, Diamantino, Lucas do Rio verde, Sinop.

Ressaltou os 104 projetos de cursos de pós-graduação lato sensu – especializações, MBAs e Programas de Residência – gerenciados em sua administração e os diversos projetos de extensão voltados à comunidade externa. “São iniciativas que ampliam a atuação dos câmpus universitários para além das salas de aula e promovem a articulação prática do conhecimento científico, do ensino e da pesquisa com as necessidades da comunidade onde a universidade se insere, interagindo e transformando a realidade social”, pontuou Maciel.

Internamente, destaque para o fortalecimento dos setores existentes (Compras e Licitação, Contabilidade, Financeiro, Núcleo de Processamento de Dados, Prestação de Contas, Projeto, Recursos Humanos, Secretaria e Serviços gerais) e implantação de novas áreas (Comunicação e Jurídico). Também a criação do Programa de Gestão da Qualidade – com a realização de 15 workshops sobre temáticas variadas em busca da excelência operacional – e do Planejamento Estratégico, que trabalhou as perspectivas Financeira, Crescimento/Aprendizado, Clientes e Processos Internos.

Enfatizou as melhorias nas infraestruturas física e tecnológica da Uniselva, com obras de reforma e ampliação das instalações, que passaram de 344,33m2 para 555,01m2, e o desenvolvimento e implantação de sistemas e soluções de Tecnologia da Informação (TI) para complementar o gerenciamento de projetos.

No campo do capital humano, explicitou os investimentos contínuos em capacitações, qualificação de pessoal, socialização de conhecimentos e em saúde, além da realização de ações sociais e de sustentabilidade. “A manutenção e o aperfeiçoamento da qualidade dos serviços prestados pela Uniselva exigiu de nós o aprimoramento contínuo dos setores de gerenciamento técnico, administrativo e financeiro da Fundação”, disse Maciel.

“Para atender a excelência operacional, nossa gestão propiciou qualificação contínua aos seus colaboradores das diversas áreas, mediante a participação em cursos, eventos, workshops, congressos, palestras, visitas técnicas, entre outras ações. Acreditamos que esse movimento instiga novos modos de pensar no âmbito organizacional e a permanente busca por melhores resultados nas ações empreendidas promovendo e estimulando a sinergia entre as áreas de trabalho”, completou o professor Cristiano.

Confira a apresentação completa aqui.

Agradecimentos

O reitor da UFMT, Evandro Soares, rendeu homenagens ao professor Cristiano pela sua administração, bem como pelas suas trajetórias pessoal e profissional.

"Primeiro, quero agradecer o professor Cristiano, de quem é até difícil falar sem esquecer alguns predicados. Como pessoa, como ser humano, como profissional responsável por vários projetos - prospecção, gerência, coordenação – sempre com uma conduta íntegra, com ética, brilhantismo, capacidade de trabalho, otimismo e humildade. Características que estão sempre nos cativando e explica porquê ele é tão admirado. Mais que um diretor-geral, foi um garoto-propaganda da Uniselva e da UFMT. Obrigado por todo trabalho, não apenas na Uniselva, mas pelo companheirismo e por essa capacidade profissional em fazer uma transição no tempo necessário", disse o reitor.

Cristiano Maciel também aproveitou a oportunidade para fazer agradecimentos aos envolvidos em seu percurso como diretor-geral da Fundação Uniselva.

“Encerro meu mandato como diretor-geral da Fundação Uniselva – a Fundação de Apoio e Desenvolvimento da Universidade Federal de Mato Grosso, honroso cargo que assumi no final de 2012 a convite da então reitora, professora Maria Lúcia Cavalli Neder, ao qual fui reconduzido na gestão da professora Myrian Thereza de Moura Serra e, posteriormente, pelo professor Evandro Aparecido Soares da Silva. Agradeço aos reitores, vice-reitores, pró-reitores, secretários, diretores de institutos e faculdades, coordenadores de projetos, ao Instituto de Computação da UFMT, ao Confies, na pessoa do presidente Fernando Peregrino, e demais parceiros”.

“Agradeço a todos e todas pela parceria ao longo desses anos, advinda de projetos de ensino, pesquisa, extensão, desenvolvimento institucional, científico, tecnológico e de estímulo à inovação, fundamentais para a consolidação da entidade como Fundação de Apoio à UFMT, IFMT e, recentemente, à UFR, cujo processo de credenciamento encontra-se em curso. Também, em especial, agradeço aos conselheiros e conselheiras dos Conselhos Curador e Fiscal da Fundação Uniselva, bem como aos Conselhos Superiores da Universidade por todo apoio nesse período”.

“Expresso ainda meus agradecimentos à superintendente da Fundação Uniselva, professora Sandra Maria Coelho Martins, por sua generosidade em compartilhar com este gestor a sua experiência, seu conhecimento e sabedoria nessa jornada de muitos desafios e rica convivência, bem como à toda a equipe Uniselva, pelo trabalho realizado, indispensável para o crescimento da entidade. Levarei comigo, com muito carinho, a jornada que percorri na Fundação. Agradeço também a família e os amigos”.

n

Na Gestão 12/2012 - 05/2021, a Diretoria Executiva da Fundação Uniselva foi formada pelos professores Cristiano Maciel e Sandra Maria Coelho Martins.

Conselheiros da Fundação Uniselva aproveitaram a ocasião para parabenizar o professor Cristiano Maciel pela gestão e relacionamento profícuo com os Conselhos.

"Foram oito anos de muito trabalho, mas que reflete muita organização e zelo pela ética pública! Parabéns pela gestão e muito sucesso nas ações futuras!" Professora Luciane Cleonice Durante, representante da Reitoria da UFMT no Conselho Curador.

"Gostaria de propor a este Conselho Curador e ao Conselho Fiscal que aprovássemos uma Moção de Agradecimento ao professor Cristiano pelos oito anos de trabalho frente à Fundação Uniselva nos termos já falado aqui pelo magnífico reitor, entre outros." Professor Antônio José Amorim, representante do Conselho Diretor da UFMT.

"Parabéns, querido Cristiano. Muito sucesso em todas as novas oportunidades que surgirão!" Professora Bianca Borsatto Galera, representante do Conselho Universitário (Consuni) da UFMT no Conselho Curador.

"Agradeço e parabenizo o professor Cristiano. Órgãos como a Fundação Uniselva são primordias e fundamentais à UFMT, ela viabiliza que a instituição consiga desenvolver projetos e temos um trabalho da fazer a ponte entre as partes interna e externa à universidade. Deseja ao Joanis uma boa gestão e, no que precisar, o Instituto de Computação está à disposição." Professor Josiel Maimone de Figueiredo, representante do Conselho de Ensino, Pesquisa, Extensão (Consepe) da UFMT no Conselho Curador.

"Mais uma vez parabéns por essa gestão. Tive a oportunidade de trabalhar contigo neste último período do seu mandato e, ainda, calhou com a pandemia. Parabenizo também toda equipe da Fundação Uniselva, a qual você soube conduzir muito bem. Agradeço pela oportunidade e pelos aprendizados, tecnologias, ambientes, foi um período muito rico. Desejo sucesso ao professor Joanis e quero dizer a ele que pode contar conosco." Professora Clébia Ciupak, representante da Faculdade de Administração e Ciências Contábeis (FACC-UFMT) e presidente do Conselho Fiscal.

"Cristiano, agradecemos a ti pelo profissionalismo, lealdade e competência de como conduziu a nossa Uniselva durante este período de oito anos. Afirmo que você e toda a equipe o qual coordenastes faz parte do sucesso e da imagem da qualidade da nossa fundação." Professor Einstein Lemos de Aguiar, representante da Reitoria da UFMT no Conselho Fiscal.

"É uma hora de despedida, mas também de alegria por ver todo o trabalho que foi feito. Meus cumprimentos especiais à sua gestão. Somos todos testemunhas desses oito anos de trabalho e desafios enfrentados e vencidos. Agora, faço parte do conselho, mas sempre participei da Uniselva enquanto coordenador de projetos e reforço a ampliação que a Uniselva, com a UFMT, proporciona segura, série e que atesta para a sociedade nossa excelência. É uma equipe pequena, corajosa e a gente vê a quantida de trabalho e de esforço produzido. Um agradecimento especial também à professora Sandra." Professor José Afonso Botura Portocarrero, representante do Conselho Diretor da UFMT no Conselho Fiscal.

"Gostaria de agradecer o professor Cristiano, não só pela receptividade e competência a frente da Uniselva, mas também pela prestatividade em atender sempre que demandado. Parabéns! E parabéns e sucesso ao professor Joanis na nova missão! Estou à disposição para auxiliar!" Professor Rodolfo Sebastião Estupiñan Allan, representante do Conselho Universitário (Consuni) da UFMT no Conselho Fiscal.

Agenda da transição

Os professores Cristiano Maciel e Joanis Tilemahos Zervoudakis vêm trabalhando de forma conjunta há, pelo menos, três semanas na transição das gestões.

n

Professores Cristiano Maciel e Joanis Tilemahos Zervoudakis planejam transição.

Segundo o novo diretor-geral, sua prioridade neste momento inicial é compreender os trabalhos e funções de cada área da entidade e o que pode ser feito para melhor estruturá-las.

"Nosso trabalho nas últimas três semanas foi realizado de forma conjunta com o professor Cristiano para que esse período de transição na gestão possa ser bem planejado e executado de forma equilibrada. A prioridade nos primeiros meses é nos aprofundarmos no melhor entendimento das especificidades de cada setor da fundação, de forma a delinearmos ações pontuais para melhor estruturação e desempenho de cada setor da Uniselva. Teremos também nesse primeiro momento avaliações internas quanto ao novo organograma da entidade com vistas à se obter maior celeridade dos trâmites nos diferentes setores", frisou Joanis.

De sua parte, o professor Cristiano desejou "uma gestão inovadora e exitosa ao professor Joanis, em prol das instituições apoiadas e da nossa Fundação Uniselva", finalizou.

Nomeado pelo reitor da UFMT, o professor Joanis Tilemahos Zervoudakis assume o cargo de diretor-geral da Fundação Uniselva nesta quinta-feira (20).

Por Maicon Oliveira | Assessoria de Comunicação/Fundação Uniselva