"Coronavírus" - livro infantil será doado para escolas de Mato Grosso

05/06/2020

O livro infantil Coronavírus disponível gratuitamente na internet nas versões Português, Inglês, Espanhol e Libras (Língua Brasileira de Sinais) – acaba de ganhar sua primeira edição impressa com tiragem de 5 mil exemplares que serão doados às escolas estaduais e municipais de Mato Grosso.

A publicação foi lançada em abril pelo programa de extensão universitária MT Ciência, vinculado ao câmpus Sinop da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e apoiado pela Fundação Uniselva, Pró-reitoria de Cultura, Extensão e Vivência (Procev) e EdUFMT (Editora da UFMT).

O livro integra a série Pequenos Cientistas – Mundo Invisível e traz textos informativos que auxiliam na alfabetização científica das crianças. Os demais títulos da série também foram disponibilizados para visualização como e-bookacesse aqui.

Na obra Coronavírus é explicado didaticamente sobre microrganismos, grupo ao qual pertence o vírus homônimo e outros, a ciência e os profissionais que se dedicam a essa área, as formas e os modos de contaminação, bem como as maneiras de prevenção e o conceito de pandemia.

O livro esclarece ainda porque não devemos sair de casa, os sintomas da Covid-19 e o que cada um pode fazer para evitar a doença.

“[Com a versão impressa do livro] a Universidade amplia mais o cumprimento de seu papel que é compartilhar o conhecimento gerado e, consequentemente, gerar consciência no enfrentamento à Covid-19”, ressaltou o reitor da UFMT, professor Evandro Soares da Silva, ao receber um exemplar.

O coordenador da EdUFMT, professor Francisco Xavier Freire Rodrigues, disse que o livro, além de um conjunto relevantes para a prevenção contra o coronavírus, tem ilustrações interessantes.

“A editora está aproveitando a oportunidade de contribuir com a produção e difusão de conhecimento sobre uma temática que é atual e, sobretudo, abranger as crianças numa linguagem simples e didática. É mais uma contribuição que a universidade pública e sobretudo a editora está dando à sociedade brasileira e mato-grossense”, pontuou.

O pró-reitor de Cultura, Extensão e Vivência, professor Renilson Rosa Ribeiro, destacou o empenho e dedicação da equipe do MT Ciência na difusão da ciência.

“Eles vêm há um longo tempo se dedicando e têm uma preocupação com a produção de um material didático e paradidático para o público infanto-juvenil. [Nesta obra sobre o coronavírus] eles foram muito rápidos na produção deste material, que já estava nas redes, inclusive fora do país. É um projeto desenvolvido no campo da extensão que é uma frente importantíssima”, finalizou.

Assinam como autores do livro Coronavírus Roberta Martins Nogueira, Fabiana Cristina Donofrio, Evaldo Martins Pires, Roberta Vieira de Morais Bronzoni e Leticiane Munhoz Socreppa.

Por Assessoria de Comunicação/Fundação Uniselva com colaboração Secomm-UFMT