UFMT, TCE-MT e Uniselva reforçam parceria por municípios

25/03/2022

Nesta quinta-feira (23), o diretor-geral da Fundação Uniselva, professor Joanis Tilemahos Zervoudakis, reuniu-se com o reitor da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), professor Evandro Soares da Silva, e representantes do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso (TCE-MT) para tratar das ações desenvolvidas em conjunto pela instituição de ensino superior com a corte de contas, apoiadas pela entidade.

Os projetos abordam trabalhos desenvolvidos na área de controle social e orientações aos municípios envolvendo a profundidade de atuação do TCE-MT e a expertise em educação da UFMT.

O reitor avaliou que a reunião acabou por reforçar a parceria entre a UFMT e o TCE-MT no desenvolvimento social de Mato Grosso junto aos municípios por meio de um processo pedagógico com os agentes públicos.

“Há mais de 10 anos o tribunal vem trabalhando na formação do gestor público que assume muitas vezes sem a capacitação necessária para tal. A universidade é parceria há mais de 10 anos no planejamento estratégico de municípios como Cuiabá”, comentou o professor Evandro Soares da Silva, citando também o município de Lucas do Rio Verde como referência em planejamento estratégico.

As ações serão desenvolvidas com a participação da Secretaria de Tecnologia Educacional (Setec) da UFMT, na ocasião, representada pelo secretário de Tecnologia Educacional, Alexandre Martins dos Anjos.

“Mais que controle social e observar equívocos, vamos dar ferramentas para que eles [equívocos] jamais aconteçam”, disse o reitor da UFMT sobre o trabalho desenvolvido pela universidade com o TCE-MT, por meio da Setec e da Fundação Uniselva.

Representando o TCE-MT, estavam José Roberto Amador, chefe de gabinete da presidência do órgão; o secretário de Planejamento, Integração e Coordenação, Adjair Roque de Arruda; o secretário de Administração, Vitor Turri Romano, e o sub-secretário de Planejamento, Guilherme de Almeida.

A equipe convidou a UFMT para participar do lançamento do Programa de Apoio ao Gerenciamento do Planejamento Estratégico dos Municípios. O projeto visa atender 88 municípios com gestores eleitos em 2020 para mandato até 2024.

O secretário de planejamento do TCE-MT destacou que a parceria para pesquisa e extensão com a UFMT é estratégica.

“Nossa primeira meta é atingir os municípios com gestores eleitos em 2020 para gestão 2021-2024, com a primeira experiência em gestão, para desenvolver o que tem de melhor para entregar resultados com eficiência para a população”, ressaltou o secretário.

A parceria prevê ainda o desenvolvimento de um programa mais amplo de desenvolvimento estratégico em parceria com a UFMT para todos os municípios de Mato Grosso.

“A academia é formada por doutores com bastante expertise para desenvolver o atendimento com mais eficiência aos cidadãos”, finalizou Adjair Roque de Arruda.

Por Assessoria de Comunicação/Fundação Uniselva (Com informações da Secomm-UFMT)