Livro reúne geossítios de Chapada dos Guimarães com relevância científica, potencial turístico e educacional

09/03/2022

Entregues ao diretor-geral da Fundação Uniselva, professor Joanis Tilemahos Zervoudakis, exemplares do livro “Geoparque Chapada dos Guimarães: uma viagem pela história do planeta”.

A publicação é fruto do Projeto Executivo de Implantação do Geoparque de Chapada dos Guimarães, desenvolvido pela Faculdade de Engenharia da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), câmpus Várzea Grande, por meio de termo de colaboração firmado entre a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT) e a Uniselva.

Os professores Flávia Santos e Caiubi Kuhn respondem pela coordenação do projeto e organização da obra.

Os professores Caiubi Kuhn, Flávia Santos e Joanis Zervoudakis, na sede da Fundação Uniselva.

Em Chapada dos Guimarães, a equipe do projeto inventariou geossítios com relevância científica e elevado potencial para uso turístico ou educacional. Eles estão distribuídos por todo o município, sendo que a maior parte se concentra na região próxima à área urbana de Chapada.

O levantamento desses geossítios compreende localização, estrutura local, aspectos geológicos e de outros elementos da geodiversidade, informações sobre potencial turístico, pedagógico, científico, interpretativo; e a integração com outros elementos, históricos, bióticos, arqueológicos, culturais e gastronômicos.

Esses trabalhos deram origem ao livro que, em dez capítulos, apresenta informações sobre os geoparques globais, o turismo em Chapada dos Guimarães, as características do meio físico, a biodiversidade, a geologia local, a paleontologia, a espeleologia, a arqueologia e um inventário com a descrição dos 28 geossítios inventariados pelo projeto.

Alguns dos geossítios inventariados pelo projeto, em Chapada dos Guimarães, ilustram a obra.

Hospedado no site da Federação Brasileira de Geólogos (Febrageo), a publicação está disponível para acesso livre e gratuito - clique aqui.

Outras ações do projeto podem ser acompanhadas pelo perfil @geoparque.chapadadosguimaraes, no Instagram.