Parceiro da Fundação Uniselva ministra palestra na Universidade de Minnesota

20/02/2022

Nesta segunda-feira (21), o professor Daniel Carneiro de Abreu, coordenador e colaborador de diversos projetos gerenciados pela Fundação Uniselva, irá apresentar os sistemas integrados de lavoura-pecuária em Mato Grosso durante seminário do Southern Research and Outreach Center (SRCO), da Universidade de Minnesota, Estados Unidos. Confira aqui.

O docente e pesquisador do Instituto de Ciências Agrárias e Ambientais (ICAA), da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), câmpus Sinop, profere palestra durante o Sustainable Cropping Systems Seminar (Seminário de Sistemas de Cultivo Sustentáveis, em tradução livre), realizado por grupos de pesquisa do SRCO para debater os atuais e futuros sistemas de cultivo que aumentem a lucratividade e a resiliência, além de melhorar a eficiência do uso de recursos e contribuam para a qualidade ambiental.

Atualmente, Daniel coordena, na Fundação Uniselva, os projetos "Modelagem computacional do crescimento da cultura da soja na Amazônia", "Avaliação técnica, econômica e ambiental da intensificação da pecuária de corte na microrregião da Baixada Cuiabana", "Profissionais do Campo", "Utilização do modelo Integrated Farm System Model [versao 4.3] na simulação do cultivo de soja na região noroeste de Mato Grosso" e "Estimativa de cenários sustentáveis por meio de modelagem computacional e sensoriamento remoto".

As ações de pesquisa e extensão contam com apoio e financiamento das fazendas Boa Vista Agropecuária e Bragança Agropecuária, do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT), Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (Funbio), entre outras fontes.

Esses projetos são concebidos e desenvolvidos por meio do AgriSciences – programa de pesquisa aplicada e de extensão rural que busca o desenvolvimento sustentável por meio da criação e adoção de tecnologias e melhores técnicas para eficiência, resiliência e estabilidade dos sistemas de produção agrícola e florestal, integrando conhecimento técnico e científico.