TCE-MT, UFMT e Uniselva iniciam discussões para aperfeiçoar convênio

01/02/2022

O diretor-geral da Fundação Uniselva, professor Joanis Tilemahos Zervoudakis, esteve reunido, nesta segunda-feira (31), com o grupo de trabalho interinstitucional formado por servidores do Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT) e representantes da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) para discutir a revisão contratual e o aperfeiçoamento do convênio firmando entre a entidade e as instituições.

Participaram também, por parte da UFMT, os professores Alexandre Martins dos Anjos, Debora Pedrotti e Rosana Abutakka.

O grupo de trabalho do TCE-MT foi nomeado por meio da Portaria 07/2022. A equipe técnica é composta pelo procurador-geral do Ministério Público de Contas (MPC), Alisson Carvalho de Alencar, pelo auditor substituto de conselheiro, Luiz Carlos Pereira, pelo consultor-jurídico geral, Grhegory Paiva Pires Moreira Maia, pelo secretário-geral da Presidência, Marco Antônio Castilho Rockenbach, e pelo secretário executivo de Administração, Vitor Turri Romano, na ocasião representado pela subsecretária de Administração, Carla Cristiny Esteves de Oliveira.

O objetivo dos trabalhos é proceder a revisão e aperfeiçoamento do convênio nº 001/2020/TCE-MT/MPC/FUFMT, assim como a adequação do respectivo Plano de Trabalho.

O Convênio

O TCE-MT, o MPC-MT, a UFMT e a Fundação Uniselva são parceiros em convênio para pesquisa, desenvolvimento e inovação que visa a cooperação técnica e científica para desenvolvimento do projeto de extensão intitulado A inovação educacional e a pesquisa científica e tecnológica da UFMT à serviço do controle interno, externo e social do TCE-MT e MPC-MT.

O incentivo e a promoção à ciência, à tecnologia e à inovação educacional no controle interno e externo se dá com a realização de cursos, capacitações, estudos e pesquisas, produção de materiais didáticos e instrucionais, MOOCs (do inglês Massive Open Online Course - Curso Online Aberto e Massivo, em tradução livre), projetos, métodos, processos e procedimentos, além de eventos, consultorias, apoio técnico especializado e a criação e aperfeiçoamento de sistemas de informação.

Essas atividades são destinadas às equipes técnicas das secretarias de Controle Interno, Externo, Social e de Administração do TCE e do MPC, ainda aos jurisdicionados, aos conselhos de Políticas Públicas nas áreas de educação, segurança, saúde e meio ambiente, obras e engenharia públicas, licitações, contratos e conformidade jurídica, gestão estratégica, administrativa, comunicação social e institucional.

O projeto é executado por meio da Secretaria de Tecnologia Educacional (Setec-UFMT) e tem ações multidisciplinares advindas de diversas unidades acadêmicas e administrativas da Universidade. Essas ações envolvem servidores docentes e técnicos-administrativos, bem como discentes. O projeto é composto por 77 metas distribuídas em oito grandes áreas de interesse institucional, são elas:

- Inovação educacional, científica e tecnológica na área de controle externo;

- Inovação nos processos de gestão do conhecimento por meio da tecnologia educacional;

- Inovação educacional e tecnológica no campo da vivência universitária;

- Inovação educacional e tecnológica no controle interno;

- Inovação educacional e tecnológica aplicada ao controle social;

- Inovação nos produtos, processos e serviços de tecnologia da informação;

- Inovação nos processos de comunicação e gestão de resultados de ensino, pesquisa e extensão;

- Inovação nas atividades e ferramentas processuais e jurídicas.

À Fundação Uniselva cabe a disponibilização de recursos humanos complementar e a operacionalização dos procedimentos administrativos necessários para a consecução das finalidades de interesse público.

Por Assessoria de Comunicação/Fundação Uniselva (Com informações da Secretaria de Comunicação/TCE-MT)