Contas da Fundação Uniselva são aprovadas por Auditoria Independente

30/09/2021

O Conselho Fiscal da Uniselva e o presidente do Conselho Curador e diretor-geral da Fundação, professor Joanis Tilemahos Zervoudakis, reuniram-se, virtualmente, nesta quinta-feira (30), para apreciar o Relatório dos Auditores Independentes sobre as Demonstrações Contábeis da entidade.

A apresentação do relatório foi conduzida pela presidente do Conselho Fiscal, professora Clébia Ciupak, da Faculdade de Administração e Ciências Contábeis (FACC) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Participaram ainda os conselheiros José Afonso Portocarrero, docente representante do Conselho Diretor da UFMT, e Wladimir Colman Júnior, professor representante do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe-UFMT).

No documento, os auditores explicam que foram analisadas as contas relativas ao exercício de 2020.

“Examinamos as demonstrações contábeis da Fundação de Apoio e Desenvolvimento da UFMT – ‘Fundação’ Uniselva, que compreendem o balanço patrimonial em 31 de dezembro de 2020, e as respectivas demonstrações do resultado, das mutações do patrimônio líquido e dos fluxos de caixa para o exercício findo nessa data, bem como as correspondentes notas explicativas, incluindo o resumo das principais políticas contábeis”.

Segundo os auditores, as demonstrações contábeis da Fundação Uniselva estão de acordo com as normas brasileiras e internacionais de auditoria.

“Em nossa opinião, as demonstrações contábeis [...] apresentam adequadamente, em todos os aspectos relevantes, a posição patrimonial e financeiras da Fundação de Apoio e Desenvolvimento da UFMT – ‘Fundação’ Uniselva, em 31 de dezembro de 2020, o desempenho de suas operações e os seus fluxos de caixa para o exercício findo nessa data, de acordo com as práticas contábeis adotadas no Brasil, aplicáveis às pequenas e médias empresas, combinadas com as aplicáveis às entidades sem fins lucrativos”, destaca o relatório da Rühling S.S. Consultores e Auditores, empresa de serviços contábeis.

O parecer será encaminhado para ciência ao Conselho Curador da Uniselva, à UFMT, à Universidade Federal de Rondonópolis (UFR), ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT) –instituições apoiadas pela Fundação – e ao Ministério Público do Estado de Mato Grosso (MP-MT).

A aprovação reforça o compromisso da Fundação Uniselva com a transparência e prestação de contas. Anualmente, a entidade publica e divulga seu Relatório de Gestão – disponíveis aqui.

O Conselho Fiscal ainda tem como membros os professores Einstein Aguiar e Rodolfo Estupiñan Allan, representantes, respectivamente, da Reitoria e do Conselho Universitário, da UFMT. Por motivos de compromissos firmados anteriormente, eles não puderam participar da reunião on-line.