CGU avalia desenvolvimento da inovação nas universidades públicas federais

28/10/2021

A Controladoria-Geral da União (CGU), por meio da Secretaria Federal de Controle Interno (SFC), selecionou a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), e outras 17 instituições, para avaliar o desenvolvimento da inovação nas universidades públicas federais.

Como apoiadora de projetos executados pela UFMT, a Fundação Uniselva informa aos seus clientes, parceiros e colaboradores que a CGU está convidando, por e-mail, coordenadores de projetos a responderem o formulário “Levantamento de informações de projeto junto ao coordenador”.

Segundo o assessor jurídico da Fundação Uniselva, Carlos Eduardo Guerreiro, os projetos selecionados para amostra referem-se àqueles “realizados no ano de 2019” e destaca a importância de participação no levantamento de dados.

“Recomendamos a todos que participem do levantamento, pois a pesquisa da CGU visa avaliar a aplicação das políticas brasileiras de inovação, a partir do Novo Marco Legal de Ciência, Tecnologia e Inovação”, esclarece Guerreiro.

Conforme o órgão de controle interno do Governo Federal, poderão ser selecionados projetos em qualquer área do conhecimento.

“A inovação pode ocorrer em todas as áreas do conhecimento. Apesar de, no imaginário sobre o conceito de inovação, haver um viés de sua associação com as Ciências da Natureza e Engenharias, é importante frisar que as mudanças comportamentais e culturais também podem ser inovadoras”, explica a CGU.

“Portanto, não há óbices para que projetos lastreados em disciplinas das áreas de Ciências Humanas sejam considerados contributivos sob o enfoque da inovação, a exemplo de diagnósticos e proposições de mudanças de hábitos ou que resultem em melhoria do bem-estar”, segue a Controladoria.

Por fim, a CGU salienta que “o fato de o projeto ser ou não inovador não se configura apreço ou demérito ao projeto” e estabelece “compromisso de que os dados coletados não serão utilizados de forma individualizada”.