Diretor-geral da Fundação Uniselva cumpre agenda em MG

25/10/2021

Em busca de modernas práticas de gestão de projetos, que deem dinamismo às atividades operacionais e desburocratizem fluxos de processos, o diretor-geral da Fundação Uniselva, professor doutor Joanis Tilemahos Zervoudakis, visitou, na primeira quinzena deste mês, centros de educação, pesquisa e extensão em Minas Gerais.

O estado é o segundo mais populoso do país, quarto em extensão territorial, e sede de importantes institutos de Ciência e Tecnologia. Ele esteve nas universidades federais de Lavras (UFLA) e de Viçosa (UFV) e nas fundações Arthur Bernardes (Funarbe) e de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Extensão (Fepe).

“Estivemos em universidades e fundações consolidadas, todas referência e com larga expertise na gestão administrativa-financeira de projetos”, destacou o diretor-geral.

As reuniões trataram de futuras parcerias para projetos de pesquisa, iniciativas de prospecção e captação de recursos, bem como fluxos de processos que minimizem entraves burocráticos.

Em especial, o dirigente da Uniselva dedicou-se à interação entre os hospitais veterinários das universidades e suas fundações de apoio, de forma a garantir qualidade e agilidade em processos, serviços e atendimento.

“Discutimos e examinamos ritos, procedimentos e conjuntos de regras para compras, aquisições de insumos e equipamentos, contratos de manutenção,  prestação de serviços, gestão de recursos e fomento às atividades de ensino, pesquisa, extensão”, explicou Joanis.

“Analisaremos, em conjunto com a equipe técnica da Uniselva, as soluções em gerenciamento e planejamento com as quais tivemos contato e, a partir disso e da realidade da entidade, colocaremos em prática aquelas que convergem com o processo de modernização que buscamos implementar aqui na Fundação”, ressaltou o diretor-geral.

Agenda

Primeiro, na Universidade Federal de Lavras (UFLA), ele se reuniu com o diretor de Licitações, Contratos e Convênios da Pró-reitoria de Planejamento e Gestão, João Antônio da Cruz Pedrozo, e com o diretor do Hospital Veterinário da UFLA, professor doutor Rodrigo Norberto Pereira.

Universidade Federal de Lavras (UFLA), no município homônimo.

Já na região da Zona da Mata Mineira, o diretor-geral da Uniselva foi recebido pelo reitor da Universidade Federal de Viçosa (UFV), professor doutor Demetrius David da Silva.

A conversa girou em torno dos desafios de gestão nas parcerias das universidades com as fundações de apoio. Eles também discutiram a possibilidade de estabelecer plataformas conjuntas para prospecção de projetos com o setor do agronegócio brasileiro.

Reitor da UFV, prof. Dr. Demetrius da Silva; e o diretor-geral da Uniselva, prof. Dr. Joanis Tilemahos.

Joanis também teve encontros de trabalho com o pró-reitor de Planejamento e Orçamento da UFV, professor doutor Evandro Rodrigues de Faria, com professores do Departamento de Zootecnia do Centro de Ciências Agrárias (CCA) da UFV, incluindo o diretor do CCA, professor doutor Mario Luiz Chizzotti.

Pró-reitor de Planejamento e Orçamento da UFV, prof. Dr. Evandro de Faria; diretor-geral da Uniselva, prof. Dr. Joanis Tilemahos; e diretor do CCA-UFV, prof. Dr. Mario Chizzotti.

Ainda em Viçosa, o dirigente da Uniselva esteve nas dependências da Fundação Arthur Bernardes (Funarbe), fundação de apoio à UFV. Ele reuniu-se com o diretor-presidente, professor Dr. Rodrigo Gava, e com o diretor de Ciência, Tecnologia e Inovação, professor Dr. Olinto Liparini Pereira.

Diretor-presidente da Funarbe, prof. Dr. Rodrigo Gava; diretor-geral da Uniselva, prof. Dr. Joanis Tilemahos; e diretor de Ciência, Tecnologia e Inovação da Funarbe, prof. Dr. Olinto Pereira.

Por último, em Belo Horizonte, Joanis visitou as instalações da Fundação de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Extensão (Fepe), fundação de apoio à Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em especial, à Escola de Veterinária da UFMG. Ele cumpriu agenda com o vice-diretor presidente, professor Dr. Leorges Moraes da Fonseca, com o gerente-geral, César Alexandre, e com a responsável pelo setor de Projetos da Fepe, Alaíde Faria.

Gerente-geral da Fepe, César Alexandre B. Rocha;  responsável pelo setor de Projetos, Alaíde Faria; diretor-geral da Uniselva, prof. Dr. Joanis Tilemahos; e vice-diretor presidente da Fepe, prof. Dr. Leorges da Fonseca.

A viagem foi realizada entre os dias 11 e 14 de outubro.