Rondonópolis: Conselho Universitário aprova Fundação Uniselva para a gestão de projetos da UFR

06/04/2020

O Conselho Universitário (Consuni) da Universidade Federal de Rondonópolis (UFR), instituição localizada a 218 km de Cuiabá, aprovou aprovou nesta segunda-feira (6) a Fundação Uniselva para a gestão de projetos de ensino, pesquisa, extensão, desenvolvimento institucional, científico, tecnológico e de estímulo à inovação, dentre outros, da Universidade.

Segundo a Administração Superior da UFR, isso garantirá maior autonomia e praticidade na gestão dos projetos executados, uma vez que agora a parceria é fechada diretamente com a instituição, que é a mais nova unidade de ensino superior pública de Mato Grosso.

Desse modo, a UFR tornou-se a terceira instituição a integrar o rol de apoiadas pela Uniselva – que já é a Fundação de Apoio e Desenvolvimento da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT).

Balanço prévio do Relatório de Gestão Anual 2019 da Uniselva mostra que a Fundação gerenciou, ano passado, quando o câmpus de Rondonópolis ainda estava ligado à UFMT, portanto, antes de sua implantação oficial como Universidade,  um total de 47 projetos daquela unidade.

O projeto de criação e implantação da Universidade Federal de Rondonópolis foi aprovado em abril de 2008 pelo Conselho Diretor da Universidade Federal de Mato Grosso e tornou-se realidade em março de 2018 com a sanção da lei 13.637 que criou a UFR por desmembramento de câmpus da UFMT.

Em dezembro de 2019 a professora Analy Castilho Polizel de Souza foi empossada para exercer o cargo de reitora pro tempore da UFR até que a instituição seja organizada na forma de seu estatuto. A Comissão de Elaboração de proposta de Estatuto foi formada em março deste ano e é composta por servidores e discente. Eles têm 70 dias para concluir o processo de elaboração do estatuto.

A Comissão Estatuinte, observado os aspectos legais e em conformidade com o ordenamento jurídico vigente, deverá acolher e examinar as contribuições da comunidade universitária e das entidades da sociedade, especialmente das entidades representativas das categorias docente, técnico-administrativa e estudantil, assim como dos dirigentes das unidades acadêmicas e administrativas, de forma a ampliar o debate e a reflexão coletiva acerca do estatuto, garantindo a participação de toda a coletividade universitária.

Estrutura da UFR

Atualmente, a UFR é formada pelos institutos de Ciências Humanas e Sociais (ICHS), de Ciências Exatas e Naturais (ICEN), de Ciências Agrárias e Tecnológicas (ICAT) e pela Faculdade de Ciências Aplicadas e Políticas (FACAP).

O ICHS abarca as graduações em Biblioteconomia, Geografia, História, Letras – língua portuguesa, Letras – língua inglesa, Pedagogia e Psicologia. Na pós-graduação stricto sensu possui mestrados em Educação e Geografia.

O ICEN oferece os cursos de Ciências Biológicas, Matemática, Sistemas de Informação, Enfermagem e Medicina, além do Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (Profmat).

O ICAT desenvolve três cursos de graduação - Engenharia Agrícola e Ambiental, Engenharia Mecânica e Zootecnia – e três programas de pós-graduação - Engenharia Agrícola, Gestão e Tecnologia Ambiental e Zootecnia.

A FACAP oferece as graduações em Administração, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas.

Saiba mais em ufr.edu.br.

Por Assessoria de Comunicação/Fundação Uniselva com informações do setor de Comunicação Institucional da UFR