Coronavírus: laboratórios produzem equipamentos de proteção para equipes de saúde com apoio da Uniselva

01/04/2020

A Fundação Uniselva entregou materiais que ajudarão laboratórios da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) continuarem produzindo máscaras protetoras faciais (do tipo face shield) para profissionais da saúde que atuam em meio à pandemia da doença Covid-19, provocada pelo novo coronavírus Sars-Cov-2.

Os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) vêm sendo confeccionados por professores e estudantes voluntários de diferentes áreas nos laboratórios de Arquitetura e Urbanismo (Lab.AU/Fab Lab), da Faculdade de Arquitetura Engenharia e Tecnologia (Faet), e de Instrumentação Micrometeorológica e Sensoriamento Remoto (LIMSer), do Instituto de Física (IF), ambos do câmpus Cuiabá.

A equipe utiliza impressoras 3D, máquina de corte a laser, fresadora e ferramentas manuais. A expectativa é que sejam produzidas 2 mil máscaras protetoras.

Os equipamentos serão doados ao Conselho Regional de Medicina de Mato Grosso (CRM-MT), que fará a distribuição conforme a necessidade da Secretaria de Estado de Saúde (Ses-MT).

“O nosso objetivo é contribuir no enfrentamento da pandemia da Covid-19 com a confecção desses protetores faciais para serem utilizados pelas equipes de saúde que trabalham em contato direto com pacientes contaminados em Mato Grosso”, diz o professor Marcelo Biudes, responsável pelo LIMSer.

“Montamos uma rede com 16 colaboradores para fazer o máximo possível. Também estamos desenvolvendo ventiladores mecânicos em parceria com o Departamento de Engenharia Elétrica da UFMT”, afirma o professor Maurício Oliveira, responsável pelo Lab.AU/Fab Lab.

Além dos laboratórios da UFMT, a iniciativa também conta com o apoio dos professores Armando da Silva Filho e Nadja Gomes Machado, respectivamente, da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) e do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT); ainda do doutorando do Programa de Pós-graduação em Física Ambiental (PPGFA-UFMT), Elio Santos Almeida Júnior. Eles são membros do Grupo de Pesquisa em Interação Biosfera-Atmosfera (GPIBA) da UFMT.

Por Assessoria de Comunicação/Fundação Uniselva com Secomm-UFMT