Workshop planeja ações para terceiro ciclo do convênio entre TCE-MT, UFMT e Fundação Uniselva

11/03/2020

A meta de Inovação e Tecnologia Educacional do convênio entre o Tribunal de Contas do Estado (TCE-MT) e a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), por intermédio da Fundação Uniselva, promoveu nesta terça-feira (10) o Workshop Extensão Universitária e o TCE, uma parceria de resultados.

O evento teve como objetivo dialogar com os colaboradores que atuam na Escola Superior de Contas do TCE-MT sobre as atividades de ensino, pesquisa e extensão realizadas no primeiro e segundo ciclo do convênio, assim como expor o planejamento para o terceiro ciclo, que será encerrado em agosto.

A programação do workshop contou com a apresentação dos coordenadores dos três núcleos inseridos na Meta 1.

Cada coordenador abordou as propostas de atuação do núcleo no âmbito da extensão universitária, com intuito de estabelecer trocas de experiências com os colaboradores, visando aprimorar as práticas extensionistas.

“A reunião é de suma importância, pois planejar e desenvolver atividades de extensão e pesquisa requer ouvir seus pares, construir em coletivo, e foi este o nosso propósito com o evento”, afirmou a coordenadora da meta de Tecnologia Educacional do Convênio, professora Rosana Abutakka.

De acordo com a coordenadora, os objetivos da Meta 1 para o terceiro ciclo do convênio entre as Instituições são customizar novos cursos a distância em parceria com a Escola Superior de Contas, realizar visitas técnicas de estudantes da UFMT ao TCE-MT e ofertar cursos de extensão em tecnologia educacional para estudantes da Universidade e colaboradores do órgão de fiscalização.

Além disso, o planejamento inclui a finalização de pesquisa realizada sobre Inteligência Artificial para Educação a Distância.

“A atuação da Meta 1, entre o primeiro e segundo ciclo do convênio, segue com saldo positivo, com mais de 70% de atividades concluídas. Hoje, temos 12 cursos a distância produzidos em parceria com a Escola de Contas, conseguimos envolver mais de 200 estudantes em atividades de ensino e extensão e ainda customizar produtos de inovação para Ambientes Virtuais, com base nas pesquisas desenvolvidas”, destacou a docente.

Estiveram presentes no workshop a diretora e a vice-diretora da Escola Superior de Contas, respectivamente, Marina Bressane Spinelli e Esther Mello Menezes, além dos professores da UFMT, e os coordenadores dos núcleos, Glauce Vianna de Souza, Giseli Dalla Nora e Diogo Duarte Bezerra.

O convênio

O convênio firmado entre TCE-MT, UFMT e Fundação Uniselva foi assinado em agosto de 2017 para execução do projeto de extensão Aperfeiçoamento do Controle Interno e Externo do TCE/MPC [Ministério Público de Contas], por meio de processos de educação mediada por tecnologias da informação e comunicação e métodos inovadores em gestão pública.

A parceria tripartite está dividida em seis eixos formadores - Inovação em Tecnologia da Informação; Programa de Excelência em Gestão Pública; Programa de Estágio e Vivência Institucional; Programa de Comunicação e Gestão de Resultados; Excelência e Apoio ao Controle Externo; Conformidade Técnica e Jurídica. As ações envolvem docentes, técnico-administrativos e discentes da UFMT, bem como pessoal técnico especializado, dos mais diversos cursos e áreas.

Por Assessoria de Comunicação/Fundação Uniselva com informações da Secomm/UFMT