Cenário atual e perspectivas futuras para Ciência, Tecnologia e Inovação são discutidas em Fórum sobre o Marco Legal

18/02/2020

Da esquerda para direita: diretor-geral da Uniselva, Cristiano Maciel; procuradora federal, Diana Guimarães Azin; vice-reitor da UFMT, Evandro Soares;                                                                                                                                        presidente do Confies, Fernando Peregrino; diretor do EIT-UFMT, Olivan Rabêlo (Foto: Maicon Milhen | Assessoria de Comunicação/Fundação Uniselva).

O cenário atual e as perspectivas futuras para Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) foram o foco desta terça-feira (18) na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) com a realização do 2° Fórum sobre o Marco Legal da CT&I.

O evento foi organizado pela UFMT, por meio do Escritório de Inovação Tecnológica (EIT) e Fundação Uniselva, com apoio do Conselho Nacional das Fundações de Apoio às Instituições de Ensino Superior e de Pesquisa Científica e Tecnológica (Confies).

Participaram professores, coordenadores de projetos, pesquisadores e demais representantes de instituições de ensino superior, de órgãos de controle, do poder executivo estadual, do Sistema S, de empresas públicas e privadas e profissionais liberais reunidos no auditório da Secretaria de Tecnologia Educacional (Setec) da UFMT, no câmpus Cuiabá.

O Fórum foi aberto pelo vice-reitor da UFMT, Evandro Soares, ao lado do presidente do Confies, Fernando Peregrino, da procuradora-chefe da Procuradoria Federal junto ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), Diana Guimarães Azin, do diretor do Escritório de Inovação Tecnológica da UFMT, Olivan Rabêlo, e do diretor-geral da Fundação Uniselva, Cristiano Maciel.

Peregrino deu início à programação com a palestra Perspectivas da CT&I.

Em seguida, os Aspectos Relevantes do Novo Marco Legal da CT&I foram abordados pela procuradora federal Diana Guimarães Azin.

O Fórum foi encerrado com o painel Principais Estratégias para aplicação da CT&I nas Instituições Federais de Ensino Superior. Nele, o vice-reitor da UFMT, Evandro Soares, apresentou as principais estratégias no âmbito da Universidade com as oportunidades e desafios para a política de inovação e empreendedorismo da instituição.

Logo depois, as atividades do Grupo de Trabalho para Estudos sobre alteração da Lei de Inovação da Secretaria de Estado de CT&I (Seciteci-MT) foram detalhados pela advogada pública da Universidade do Estado de Mato Grosso, Jaqueline Albino, ligada a Agência de Inovação da Unemat.

Por fim, a coordenadora da Agência de Inovação Tecnológica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT), Silvana Santos da Cruz, pontuou as estratégias do Instituto a partir do Marco Legal.

Assista as apresentações do 2° Fórum sobre o Marco Legal da CT&I no YouTube e, em breve, na Rede TV Confies. E veja as fotos do evento aqui.