Com os 300 anos de Cuiabá como pano de fundo, SemiEdu 2019 debate educação, pesquisa e inovação

23/09/2019    Foto: Luiz Carlos Sayão/Secomm-UFMT.
Partindo da celebração da tricentenária Cuiabá, a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) abriu suas portas para um momento de reflexão e debate sobre a educação, a pesquisa e a inovação no evento mais tradicional sobre a temática no Estado: o Seminário de Educação (SemiEdu).

O evento teve a solenidade de abertura realizada na manhã desta segunda-feira (23), nesta capital, no Teatro Universitário e contou com a apresentação cultural realizada pelo grupo Flor Ribeirinha. Veja as fotos.

"O SemiEdu já deixou de ser da UFMT, do Estado de Mato Grosso. O evento tem congregado pesquisadores das diversas universidades, principalmente da região Centro-Oeste e tem sido um amplo fórum de discussão para as novas tecnologias para a inovação do aprender e do ensinar", destacou o vice-reitor da UFMT, professor Evandro Soares.

A pró-reitora de Ensino de Pós-graduação e docente do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE), professora Ozerina Victor de Oliveira, ressaltou que o SemiEdu é de suma importância para a pós-graduação da UFMT.

"Esse é um dos maiores eventos científicos da Universidade e está diretamente ligado ao mais antigo programa de pós-graduação da instituição, que é o de Educação. Hoje, a pós-graduação tem aproximadamente 2 mil alunos e o PPGE possui, aproximadamente, 400 alunos, ou seja, 20% dos estudantes da pós", explicou.

"O PPGE forma profissionais para a área de educação de diferentes áreas não só para o Estado mas para a região como um todo, e tem desenvolvido, nos últimos 30 anos, pesquisas de alta qualidade. Isso impacta na produção e na caracterização da UFMT como uma Universidade que produz conhecimento e ciência", completou a docente, acrescentando que o evento é uma oportunidade tanto para os estudantes quanto para os egressos apresentarem os resultados de suas pesquisas não apenas para a comunidade científica, mas para um público externo, dando visibilidade não apenas à pós-graduação, mas à produção científica da UFMT.

O diretor-geral da Fundação Uniselva e também professor do PPGE, na linha de pesquisa Organização Escolar, Formação e Práticas Pedagógicas, Cristiano Maciel, destacou que, desde 2005, a Uniselva é gestora "deste grandioso e importante evento", disse.

"Naquela ocasião, a professora Filomena [Monteiro] era a coordenadora e o tema era 'Universidade, educação escolar e formação de professores', relembrou Maciel.

"Agora, 14 anos depois, estamos aqui para discutir 'Cuiabá 300 anos - Debates sobre educação, pesquisa e inovação'. Apesar dos enormes desafios que ainda temos que vencer na área educacional, avançamos em diversos aspectos e precisamos continuar refletindo, discutindo e agindo, pois é certo que a Educação, com pesquisa e inovação, são pilares fundamentais para uma sociedade melhor", salientou, colocando a Uniselva à disposição das comunidades interna e externa da universidade.

Cuiabá e a educação, a pesquisa e a inovação

A professora Elizabeth Figueiredo de Sá, coordenadora-geral do SemiEdu 2019 junto com o professor Cleomar Ferreira, destacou que esta edição conta com 1,4 mil inscritos.

Sobre o tema, a docente afirmou que é uma homenagem a cidade que abriga o evento.

"Já o debate sobre ensino, a pesquisa, a inovação é porque a gente vive um momento crucial na pós-graduação e na educação como um todo. O que a gente propõe é uma discussão séria sobre os rumos da pesquisa, esse conceito de inovação na educação e debater qual o rumo da educação nesse cenário atual. Chamamos pessoas bem representativas no cenário educacional para discutir essas políticas", apontou.

Uma delas foi o professor Leôncio Vega Gil, da Universidade de Salamanca, da Espanha, responsável pela conferência de abertura desta edição do SemiEdu.

O pesquisador contou que a palestra abordarias as lições pedagógicas dos sistemas educativos globais e as lições específicas dos sistemas educativos de alto rendimento.

"Minha intervenção vai se centrar naqueles elementos pedagógicos característicos dos sistemas educativos que hoje em dia estão sendo mais estudados, pesquisados, analisados e difundidos, que chamo de sistemas educativos globais, pois são os que tem os maiores níveis de rendimento e competência, ou seja, é uma organização e um funcionamento eficaz", disse.

O docente também destacou a surpresa com o evento, sobretudo com a participação de pessoas, pesquisadores, e alunos de distintos níveis.

"Me surpreendi gratamente porque na Espanha é muito difícil colocar em um projeto acadêmico um evento destas características, a distintos grupos de pesquisa, com distintas temáticas, linhas, orientações e expectativas. Aqui estão quase todos os grupos de pesquisa todo o âmbito educativo unido em um projeto comum", acrescentou.

Simone Tomasi, que é docente da educação básica e mestranda do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT), disse que como professora de matemática da rede pública está sempre buscando novidades para utilizar em sala de aula.

"As apresentações dos trabalhos e participação nos grupos de trabalho é muito importante. Levo sempre novidades para escola e minha pesquisa na pós-graduação, que aborda o uso de matemática e geotecnologias", finalizou.

O SemiEdu 2019 segue até esta quarta-feira (25) organizado pelo Grupo de Pesquisa História da Educação e Memória (GEM) e Grupo de Estudo e Pesquisa sobre a Corporeidade e a Ludicidade (GEPCOL), vinculados ao PPGE, do Instituto de Educação (IE) da UFMT, câmpus Cuiabá, e contou com o apoio do IFMT, da Fundação Uniselva e da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer (SMECEL) de Várzea Grande.

Paralelamente a programação, o SemiEdu recebe a segunda edição do seminário da Associação Nacional de Política e Administração da Educação (Anpae) de Mato Grosso, a oitava mostra "Corpo, Educação e Cultura", o quarto simpósio "Crianças e Saberes da Infância", o segundo seminário "Saberes Indígenas na Escola: Formação de Professores para Educação Intercultural" e a 13ª jornada "Desigualdades Raciais na Educação Brasileira 2019".

Acesse o site do evento com toda a programação.

Assessoria de Comunicação | Fundação Uniselva (Com informações da Secomm-UFMT)
comunicacao@uniselva.org.br