Projeto de planejamento e gerenciamento de bacias hidrográficas em MT realiza últimas oficinas públicas; inscrições estão abertas

08/10/2021

O projeto Planejamento e Gerenciamento de Bacias Hidrográficas está com as inscrições abertas para as oficinas públicas do Plano de Recursos Hídricos das Unidades de Planejamento e Gerenciamento (UPGs) Alto Paraguai Médio (UPG P2) e Alto Paraguai Superior (UPG P3).

Os encontros serão realizados de forma híbrida, on-line e presencial, neste mês de outubro, nos dias 25, em Mirassol D’Oeste; 26, em Barra do Bugres; 27, em Denise; e 28, em Arenápolis.

Confira aqui o convite em vídeo para os eventos.

As inscrições podem ser feitas pelo e-mail "siteupgp2p3@gmail.com", com o assunto "Inscrição" e informando nome completo.

Nas oficinas serão definidas as classificações do enquadramento dos corpos hídricos, para uso da água dos rios da região, correspondente as metas de qualidade da água a partir dos seus usos.

Essa fase sucede as etapas de diagnóstico, prognóstico, plano de ações e manual operativo do plano, com horizonte de implementação até 2038.

O projeto

O projeto Planejamento e Gerenciamento de Bacias Hidrográficas decorre de um Termo de Colaboração firmado entre a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT) e a Fundação Uniselva para desenvolvimento de estudos e projetos necessários à elaboração de um Plano Integrado de Bacias Hidrográficas nas UPGs P2 e P3.

O termo resultou num projeto de extensão executado pelo Departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental da Faculdade de Arquitetura, Engenharia e Tecnologia (Faet) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), atualmente sob coordenação da professora Luciana Sanches.

As UPGs P2 e P3 estão localizadas na porção sudoeste do estado e abrangem, total ou em partes, os municípios de Nova Olímpia, Tangará da Serra, Barra do Bugres, Porto Estrela, Cáceres, Lambari D’Oeste, São José dos Quatro Marcos, Araputanga, Rio Branco, Salto do Céu, Reserva do Cabaçal, Denise, Diamantino, Alto Paraguai, Arenápolis, Santo Afonso, Nova Marilândia, Rosário Oeste, Mirassol D’Oeste, Nossa Senhora do Livramento e Nortelândia.