Uniselva recebe inscrições para o Seminário de Educação da UFMT

23/09/2021

A Fundação Uniselva está com as inscrições abertas para a 29ª edição do Seminário de Educação (SemiEdu 2021) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

A entidade receberá inscrições para o evento até o primeiro dia de sua realização, 8 de novembro.

Há quatro categorias de inscrição e o valor da taxa varia de R$ 10,00 a R$ 60,00.

Organizado pelo Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE) da UFMT, câmpus Cuiabá, e realizado pelo Laboratório de Estudos Sobre as Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação (LêTece), o SemiEdu 2021 seguirá até o dia 11 do mesmo mês, totalmente on-line, a partir do tema “A educação no digital: a pandemia Covid-19, democracias sufocadas e resistências”.

A programação será composta por conferência de abertura, mesas redondas, painéis, palestras, apresentações de trabalhos e reuniões com associações e instituições parceiras.

Segundo uma das coordenadoras do SemiEdu 2021, professora Terezinha Fernandes, o seminário tem a intenção de articular o ensino e a pesquisa em educação, promovendo a troca de experiências entre as diversas áreas do conhecimento, profissionais da educação, sociedade em geral e instituições de ensino superior.

“As tecnologias digitais, ainda mais no contexto pandêmico, possibilitam outros modos de experienciar o cotidiano educacional, materializando-se na educação como campo de possibilidades, nos currículos, nos processos de ensino e aprendizagem e nas experiências e práticas educativas diversas. De forma que, estas experiências dialogam com preocupações éticas, sociais, culturais e políticas que se relacionam com questões específicas como acesso à infraestrutura técnica e tecnológica, e-acessibilidade, combate a fake news e ampliação de letramentos digitais, temas que atravessam a educação e que perpassarão os debates realizados durante o evento”, detalhou a professora Terezinha Fernandes.

O SemiEdu é um evento de grande expressão e visibilidade acadêmica na região Centro-Oeste, tendo se tornado cada vez mais um espaço acadêmico-científico significativo de diálogo em nível nacional. Para a professora “a expectativa desta edição é promover o intercâmbio técnico-científico entre pesquisadores, profissionais da educação, intelectuais, estudantes e lideranças culturais e comunitárias, oportunizando o estreitamento de relações interinstitucionais que qualificam os estudos e as pesquisas locais, regionais e nacionais”.

“Nesta edição on-line do evento, o ciberespaço é o espaço que faz as convergências coletivas de discussões e produções de conhecimentos. De modo que, as estratégias de comunicação são diversas, visando atingir o público acadêmico e a comunidade externa, realizado pela comissão de comunicação do SemiEdu, com a divulgação e propagação online”, complementa a professora.

Terezinha Fernandes, ainda ressalta que os professores, pesquisadores e estudantes da UFMT têm o SemieEdu como o principal evento da área da educação para a divulgação de seus estudos e pesquisas, em andamento ou já finalizados. Contudo, o evento é aberto para toda a comunidade acadêmica de outras instituições e público externo.

Lançamento de livros

Uma das atividades do SemiEdu 2021 será o lançamento de livros relacionados aos temas tratados no seminário, que tenham sido publicados nos últimos 12 meses. Os interessados devem realizar as inscrições pelo e-mail "semieduprogramacao2021@gmail.com", com o assunto "Inscrição para lançamento de livros".

O cronograma do lançamento segue com o período de inscrição do dia 04 a 18 de outubro. No dia 20 será publicado o resultado das inscrições. Já a divulgação da programação do lançamento será no dia 29. Para saber mais sobre as regras de submissão clique aqui.

Por Assessoria de Comunicação/Fundação Uniselva (com informações Secomm-UFMT)