UFMT inaugura Laboratório de Compósitos

22/07/2021

Um novo laboratório foi entregue nesta quinta-feira (22) na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Trata-se do Laboratório de Compósitos, uma complementação do Laboratório de Estruturas da Faculdade de Arquitetura, Engenharia e Tecnologia (Faet), câmpus Cuiabá. A obra contou com recursos da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), empresa pública brasileira de fomento à ciência, tecnologia e inovação.

Compósitos são materiais compostos por duas ou mais fases com propriedades químicas e físicas diferentes, com o objetivo de agregar as vantagens de cada uma em um produto de maior qualidade. Um exemplo é o concreto armado, amplamente utilizado na construção civil.

Laboratório de Compósitos da UFMT, câmpus Cuiabá, inaugurado nesta quinta-feira, 22 de julho de 2021.

Ao realizar a entrega, o reitor da UFMT, professor Evandro Soares da Silva, agradeceu a iniciativa dos professores da Faculdade por buscarem o recurso e o apoio da administração superior e da Fundação Uniselva para a construção do novo prédio. "Estamos passando por um processo complexo, mas conseguimos entregar esse novo laboratório e agora passamos para uma segunda etapa de mobiliário, que é uma demanda que podem fazer de imediato, de forma que possamos ocupar este espaço com atividades em breve", afirmou.

Neste sentido, o diretor da Fundação Uniselva, professor Joanis Tilemahos Zervoudakis, disse que a Uniselva estava à disposição para viabilizar a articulação com a iniciativa privada para que o laboratório seja equipado e aumentar o contato com a comunidade. "Mesmo com dificuldades, hoje temos a felicidade de podermos entregar esse prédio, que tem grande potencial para ser usado no ensino, na pesquisa e na extensão", pontuou.

Presente na cerimônia, o pró-reitor de Pesquisa, professor Leandro Dênis Battirola, contou que a pasta está preparando um dossiê com todos os convênios firmados com a Finep, a fim de conseguir os recursos para alavancar obras que estiverem paradas. "Sabemos da importância de um laboratório desses na pesquisa da Faet e também nas ações de ensino que são facilitadas por investimentos do tipo", completou.

O diretor da Faet, professor Cláudio Cruz Nunes, que recebeu a chave do novo laboratório, também agradeceu ao trabalho da reitoria, pró-reitorias, secretarias e da Fundação Uniselva para a conclusão da obra. "Isso também é algo importante para nosso país, pois uma obra pública não concluída representa um prejuízo para todos. O caminho é esse, não deixar que os investimentos fiquem empacados", disse.

Responsável por participar do edital de fomento da Finep que viabilizou os recursos para a construção, o coordenador do projeto, professor José Manoel Henriques de Jesus, disse estar satisfeito por conseguir chegar neste momento e que o espaço já começará a ser utilizado. "Vamos passar os equipamentos dessa área que estavam no outro prédio para cá, pois já temos pesquisadores que irão aproveitar o espaço, pesquisando compósitos a base de cimenticia. Esse espaço será fundamental para avançarmos nesta área", completou.

Política de pesquisa

Aproveitando a ocasião, o reitor da UFMT anunciou a criação de uma Política de Pesquisa para a Instituição, que já foi discutida com um grupo de pesquisadores e agora segue para o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão para receber novas contribuições. "Essa política vem ao encontro de termos mais laboratórios como esse, que sejam utilizados tanto para o desenvolvimento das nossas pesquisas, como para atender demandas diretas da sociedade, ampliando a relação da pesquisa com a extensão e da Instituição com a comunidade", concluiu.

Também estiveram presentes na cerimônia a Secretária de Infraestrutura, Helaine Bucair Couto, e o Chefe do Departamento do curso de Engenharia Civil, professor Milton Soares.

Por André Faust/Secomm-UFMT

Assessoria de Comunicação/Fundação Uniselva