Pós-graduação – UFMT retoma aplicação do Exame de Proficiência em Línguas Estrangeiras e Adicionais; prova terá duas edições em 2021 e será on-line

12/07/2021

A Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), por meio do Departamento de Letras do Instituto de Linguagens (IL), câmpus Cuiabá, divulgou, nesta segunda-feira (12), o calendário do Exame de Proficiência em Línguas Estrangeiras e Adicionais para este ano, após a suspensão de aplicação da prova, em 2020, devido à pandemia de Covid-19.

A Fundação Uniselva, responsável pelo recebimento das inscrições, criou uma página específica para o Exame onde os interessados podem conferir todas as informações das provas e acompanhar as atualizações da avaliação – acesse aqui.

Em 2021, o Exame, que é um dos requisitos para ingresso em cursos de pós-graduação stricto sensu (mestrados e doutorados), terá duas edições, sendo a primeira nos dias 28 e 29 de agosto e a segunda em 13 e 14 de novembro, a depender do idioma e da área de conhecimento escolhidos pelos candidatos. Pela primeira vez, as provas serão realizadas de forma on-line, por meio da plataforma digital Moddle.

Junto com o anúncio também foi publicado o edital da prova on-line a ser realizada no mês que vem.

Conforme a infraestrutura tecnológica disponível, serão ofertadas 600 vagas para a edição 01/2021 – 50 vagas destinadas às isenções (item “3.” do edital) e 550 para pagantes (item “4.” do edital).

As solicitações de isenção da taxa de inscrição devem ser feitas nesta quinta e sexta-feira (15 e 16) pelo Sistema Eletrônico de Informações (SEI).

Na próxima segunda-feira (19), a partir do meio-dia (horário local), a Fundação Uniselva receberá as inscrições da 1ª Chamada.

Segundo o edital, esta Chamada visa atender “demandas represadas” e tem como público-alvo pós-graduandos que ingressaram nos programas de pós-graduação da UFMT, entre 2020 e 2021, e não possuam a certificação, bem como pós-graduandos da Universidade que já realizaram defesa pública e não possuem a proficiência.

A taxa de inscrição, no valor de R$ 160,00, será paga por meio de boleto bancário.

O prazo para se inscrever nesta Chamada encerra às 12h do dia 23 de julho.

Se as vagas disponíveis não foram preenchidas na primeira chamada, será aberta uma segunda chamada para o público em geral, cujo período de inscrições no site da Fundação Uniselva será das 12h do dia 2 de agosto às 12 horas do dia 06 do mesmo mês.

A segunda e última edição do Exame em 2021 está prevista para ser aplicada nos dias 13 e 14 de novembro e o edital deverá ser publicado em 27 de setembro.

Outras informações pelo e-mail “proficienciaufmt@gmail.com”.