Projetos buscam união de Instituições de Ciência e Tecnologia e empresas para desenvolvimento do setor automotivo no país

07/07/2021

A Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa (Fundep) e o Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) trasmitem pelo canal canal do YouTube "Rota 2030 - Fundep" a live "Conecta Rota: Vitrine Técnológica" - assista aqui - nesta quarta-feira (7), a partir das 16h (Cuiabá-MT).

Na ocasião, serão apresentados os escopos das quatro pré-propostas classificadas na primeira etapa da Chamada Pública de PD&I 01/2021 da Linha IV – Ferramentarias Brasileiras Mais Competitivas, do Programa Rota 2030 - Mobilidade e Logística. A live pretende gerar mais conexões entre Instituições de Ciência e Tecnologia (ICTs) e empresas para a submissão da proposta definitiva.

A chamada pública destinou-se a projetos de ICTs em parceria com empresas e startups de todo o Brasil. O objetivo é apoiar e fomentar o intercâmbio científico e tecnológico entre grupos de pesquisa e a cadeia automotiva para o desenvolvimento de programas de capacitação técnico, científico e gerencial para elevar a produtividade e competitividade da cadeia nacional de ferramentaria ao patamar mundial.

Rota 2030

O Programa Rota 2030 - Mobilidade e Logística é parte da estratégia elaborada pelo Governo Federal para desenvolvimento do setor automotivo no país e compreende regramentos de mercado, o regime automotivo sucessor do Programa Inovar-Auto, encerrado em 31 de dezembro de 2017, e um regime tributário especial para importação de autopeças sem produção nacional equivalente. O Programa Rota 2030 foi elaborado em um contexto no qual o setor automotivo mundial sinaliza profundas transformações, seja nos veículos e na forma de usá-los, seja na forma de produzi-los.

Diante das tendências citadas, o Rota 2030 Mobilidade e Logística guarda como objetivo ampliar a inserção global da indústria automotiva brasileira, por meio da exportação de veículos e autopeças. A proposta é que este movimento de inserção global seja progressivo, permitindo que ao final da vigência do programa o país esteja inteiramente inserido e no estado das artes da produção global de veículos automotores.

O Programa também possui como pressupostos princípios de sustentabilidade ambiental e cidadania. De forma complementar, as políticas de estímulo à pesquisa e desenvolvimento (P&D) visam dotar as empresas de instrumentos para que possam alcançar as metas a serem estabelecidas, além de lhes conferir condições de competitividade para que tais atividades possam ocorrer no País.