Diretor-geral da Fundação Uniselva é escolhido para Comitê do CNPq

29/06/2021

O diretor-geral da Fundação Uniselva, professor Joanis Tilemahos Zervoudakis, assume, nesta quarta-feira (30), o cargo de membro titular do Comitê de Assessoramento (CA) para a área de Zootecnia do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Ele é docente e pesquisador da Faculdade de Medicina Veterinária (FAVET) e do Programa de Pós-graduação em Ciência Animal (PPGCA) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), câmpus Cuiabá.

A escolha se deu em reunião do Conselho Deliberativo do CNPq, no dia 9 deste mês, com base em consulta feita à comunidade científica-tecnológica nacional, a partir de uma relação de nomes de pesquisadores que, efetivamente, pudessem contribuir para uma melhor atuação do CNPq no avanço da ciência, tecnologia e inovação no País. O mandato terá duração de três anos.

Segundo o professor, os CAs são órgãos de assessoramento científico e tecnológico do CNPq e dão suporte à formulação de políticas e na avaliação de projetos e programas relativos à sua área de competência, bem como na apreciação das solicitações de bolsas e auxílios.

“A atuação dos comitês é relevante não apenas para o julgamento das propostas de apoio à pesquisa e de formação de recursos humanos, mas também expressa a representatividade da comunidade científica junto à sociedade brasileira. Isso tem um grande peso do ponto de vista institucional e de inserção para a UFMT”, destaca Joanis.

Cada Comitê de Assessoramento tem um número de membros determinado pelo Conselho Deliberativo do CNPq, que no caso do CA para Zootecnia são cinco de todo país. Os membros titulares e suplentes são escolhidos periodicamente entre os pesquisadores bolsistas de Produtividade de categoria I, selecionados de acordo com sua área de atuação e conhecimento.

O CA de Zootecnia está ligado à Coordenação do Programa de Pesquisa em Agropecuária e do Agronegócio (COAGR) da Diretoria de Ciências Agrárias, Biológicas e da Saúde (DABS) do CNPq.