Fundação Uniselva assina contrato para concluir ampliação do Laboratório de Nutrição Animal da UFMT

08/06/2021

Assinado contrato entre a Fundação Uniselva e a MTX Motemax Serviços e Construções para execução das obras de complementação da reforma e ampliação do Laboratório de Nutrição Animal (Lana) da Faculdade de Agronomia e Zootecnia (FAAZ) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), câmpus Cuiabá.

Ao término das obras, serão 1.332,95m2 novos à disposição da formação de recursos humanos e geração de conhecimento em áreas das Ciências Agrárias como Agronomia, Zootecnia, Genética e Melhoramento dos Animais, Nutrição e Alimentação Animal, Pastagem e Forragicultura, Produção Animal, Medicina Veterinária, entre outras.

Serão executados serviços e intervenções de acessibilidade, pavimentação, pintura, instalações elétricas, rede lógica, proteção contra cargas atmosféricas, sistemas de prevenção e combate a incêndio e de refrigeração, entre outros, a um custo estimado em pouco mais de R$ 400 mil.

Os recursos são provenientes da Finep, por meio de convênio para pesquisa, desenvolvimento e inovação celebrado com a Fundação Uniselva e a Universidade, destinados ao projeto Conclusão de Laboratórios de Pesquisa da UFMT, selecionado na Carta Convite MCTIC/FINEP/CT-INFRA 01/2018. Essa chamada pública elegeu para concessão de recursos financeiros propostas de finalização de obras aprovadas em projetos contratados anteriormente, iniciadas e não concluídas.

Laboratório de Nutrição Animal está localizado no câmpus da UFMT, em Cuiabá, e receberá serviços de complementação de reforma e ampliação.

Autoridades comentam

O instrumento jurídico foi firmado em reunião (foto abaixo), realizada na sede da Uniselva, entre os professores Joanis Tilemahos Zervoudakis, diretor-geral da Fundação; Leandro Dênis Battirola, pró-reitor de Pesquisa da UFMT; Ismael de Barros Rocha, diretor da FAAZ; Luciano da Silva Cabral, coordenador do Lana; e representantes da Secretaria de Infraestrutura (Sinfra) da Universidade e da empresa contratada via licitação, do tipo menor preço global.

O diretor-geral da Fundação Uniselva, professor Joanis Tilemahos Zervoudakis, imprimiu celeridade à obra e destacou a relevância do laboratório.

“Nessa reunião alinhamos propósitos para que tenhamos máxima eficiência na conclusão dessa obra. As obras via Finep são essenciais e fundamentais para a UFMT, principalmente, diante do atual cenário de escassez de recursos do governo para investimentos em pesquisa, produção científica e fomento à pós-graduação. O Laboratório de Nutrição Animal dá sustentação para, pelo menos, quatro programas de pós-graduação, entre cursos de mestrado e doutorado. O Lana tem alunos das pós-graduações em Ciência Animal, Agricultura Tropical, Ciências Veterinárias e também dá suporte para o PPG em Zootecnica da UFMT Sinop. A importância desse projeto dentro da instituição é muito grande”, elencou Joanis.

O pró-reitor de Pesquisa da UFMT, Leandro Dênis Battirola, ressaltou a intersecção ensino-pesquisa, a importância das parcerias para a entrega bem-sucedida de projetos desse tipo e a valorização dos pesquisadores.

“Se a pesquisa vai bem, o ensino vai bem e vice-versa. Internamente, a Pró-reitoria de Pesquisa com a Fundação Uniselva e o apoio da Sinfra, nesse encaminhamento das obras, será fundamental para darmos celeridade aos trâmites burocráticos. A liberação de investimentos desse tipo se dá pelo esforço de um grupo de pesquisadores que estão produzindo, gerando conhecimento e, portanto, têm potencial para captar recursos. Temos que respeitar ao máximo esse esforço coletivo, tendo em vista que a concorrência é muito grande”, completou Battirola.

Da esquerda para direita: pró-reitor de Pesquisa da UFMT, Leandro Dênis Battirola; diretor-geral da Fundação Uniselva, Joanis Tilemahos Zervoudakis; Luciano da Silva Cabral, coordenador do Lana; e Ismael de Barros Rocha, diretor da FAAZ.

O professor Luciano da Silva Cabral, coordenador do Lana, reforçou a fala do pró-reitor de Pesquisa e demonstrou satisfação com os encaminhamentos dados à obra.

“A pós-graduação e a pesquisa alavancam a universidade. Diante da necessidade dessa obra, estou muito feliz com os andamentos definidos nesta reunião”, finalizou Luciano.

A previsão de entrega da edificação concluída é de 90 dias, a partir da emissão da Ordem de Serviço e designação da Comissão de Fiscalização de Obra.

O Laboratório

O Laboratório de Nutrição Animal (Lana) da Faculdade de Agronomia e Zootecnia (FAAZ) da UFMT, câmpus Cuiabá, possui atualmente salas de reagentes, pré-secagem de processamento de amostras, cromatografia, incubação in vitro e microbiologia de anaeróbios, determinação de fibras e extrato etéreo, determinação de compostos nitrogenados e sala das balanças analíticas.

No Lana são analisados alimentos destinados à nutrição animal, como à criação de ruminantes (bovinos, caprinos e ovinos) e não ruminantes (aves, suínos, equinos e coelhos), entre outras atividades.

Essa estrutura atende aulas práticas dos cursos de graduação em Agronomia, Zootecnia e Medicina Veterinária, bem como os cursos de pós-graduação em Agricultura Tropical, Ciência Animal e Ciências Veterinárias. Com a vinculação a estes programas de pós-graduação são desenvolvidas pesquisas nas áreas de Forragicultura e Pastagens, Nutrição e Produção Animal que integram dissertações de mestrado e teses de doutorado.

Saiba mais sobre o laboratório aqui.