Confies realiza Encontro Norte das Fundações de Apoio; assessor da Uniselva participa de painel

07/06/2021

Marcado para os dias 23 e 24 deste mês o I Encontro Norte das Fundações de Apoio (Enfap) às Instituições de Ensino Superior e de Pesquisa Científica e Tecnológica.

Inscreva-se gratuitamente aqui.

O evento virtual é promovido pelo Confies (Conselho Nacional das Fundações de Apoio às Instituições de Ensino Superior e Pesquisa Científica e Tecnológica) e organizado pela Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (Fadesp).

A programação reunirá dirigentes e representantes de universidades públicas federais, de fundações de apoio e de órgãos do governo federal para debater o futuro da ciência e tecnologia no país.

A abertura, agendada para às 16h30 (horário de Brasília-DF), do dia 23 de junho, será conduzida pelo reitor da Universidade Federal do Pará (UFPA), Emmanuel Tourinho, pelo presidente do Confies, Fernando Peregrino, e pelo diretor-executivo da Fadesp, Roberto Ferraz Barreto.

Em seguida, às 16h45, os desafios de fazer Ciência na Amazônia serão discutidos por Emmanuel Tourinho com Carlos Nobre, pesquisador e ambientalista da Universidade de São Paulo (USP), com mediação da reitora da Universidade Federal de Rondônia (Unir), Marcele Regina Pereira.

Já no segundo e último dia do I Enfap, o assessor jurídico da Fundação Uniselva, Carlos Eduardo Guerreiro, participará do painel “Marco Legal: Desburocratização da Relação Fundação e Apoiada”, a partir das 10h40, ao lado de representantes do Grupo de Apoio Técnico (GAT) dos ministérios da Educação (MEC) e da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) – responsável pelo credenciamento de fundações de apoio –, Tribunal de Contas da União (TCU) e Fundação de Apoio à Pesquisa Científica e Tecnológica da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), com mediação do presidente do Confies.

Neste dia também serão abordadas as fundações e perspectivas na crise, a Rota 2030 e a Suframa (Superintendência da Zona Franca de Manaus) e o mundo pós-pandemia.

Outras informações no site ou na rede social do encontro digital.