Rondonópolis – Centro de Línguas realiza Exame de Proficiência em julho; inscrições seguem abertas

02/06/2021

A Fundação Uniselva está com as inscrições abertas, até o dia 13 de junho, para os Exames de Proficiência em Línguas Estrangeiras (Inglês, Francês, Espanhol) e Adicionais (Língua Portuguesa) da Universidade Federal de Rondonópolis (UFR).

A prova é realizada pelo Centro de Línguas (Celig) do Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS).

As provas serão aplicadas no dia 11 de julho, a partir das 9h30, na Quadra de Esportes da UFR, conforme Plano de Contingência aprovado pelo Comitê de Enfrentamento à Pandemia da Covid-19 da Universidade.

As inscrições são feitas em duas etapas e por meio do preenchimento de dois formulários:

Primeiro, os candidatos devem preencher o "Formulário de inscrição" disponível no site da Fundação Uniselva. Este formulário irá gerar o boleto bancário para pagamento da taxa de inscrição, no valor de R$ 200,00.

Feito o pagamento do boleto bancário e de posse do comprovante de pagamento digitalizado, os candidatos devem preencher um segundo formulário. No final deste formulário deverá ser adicionado o arquivo comprobatório do pagamento. Antes, os interessados preenchem seus dados pessoais, de formação e escolhem o idioma pretendido e a área do conhecimento – Ciências Biológicas, Agrárias e da Saúde; Ciências Exatas e da Terra e Engenharia; Ciências Humanas e Sociais Aplicadas; Linguística, Letras e Artes.

A relação final de inscritos será divulgada no dia 16 de junho na página do Celig.

Caso o nome do candidato não conste na relação final dos inscritos, o mesmo deverá entrar em contato com a Coordenação do Exame pelo e-mail "celig@ufr.edu.br".

Qualquer alteração no cronograma de realização do Exame também será divulgada na página do Celig.

O Exame

Os Exames de Proficiência da UFR têm a finalidade de avaliar a competência de leitura, escrita e habilidades de compreensão e interpretação de textos dos candidatos. Os certificado de Proficiência de Leitura e Escrita em Língua Estrangeira expedidos pela instituição poderão ser utilizados em processos seletivos de programas de pós-graduação stricto sensu - mestrados e doutorados.

A avaliação será constituída por prova escrita objetiva e discursiva em línguas estrangeiras ou adicionais, conforme escolha do candidato no ato da inscrição. Será permitido o uso de dicionário impresso bilíngue.

O exame terá duração de três horas, ainda que o candidato esteja inscrito em duas ou mais.

A relação de aprovados está prevista para ser divulgada no dia 17 de julho na página do Celig e nas redes sociais do Centro de Línguas - Facebook e Instagram.