Coletânea sobre a comunidade de Mimoso será lançada nesta quarta-feira

05/05/2021

Será realizada nesta quarta-feira (5), a partir das 19h30 (horário em Cuiabá-MT), a live de lançamento da obra Mimoso: Comunidade tradicional do Pantanal Mato-grossense - Diversidade de Saberes.

A transmissão será feita pelo serviço de comunicação por vídeo Google Meet acesse aqui.

A coletânea registra a troca de saberes e a produção de conhecimentos entre a população da comunidade tradicional de Mimoso, localizada ao norte do Pantanal mato-grossense, mais especificamente no município de Santo Antônio de Leverger, e pesquisadores da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) ligados ao projeto Educação Socioambiental, Patrimonial e Turística em Comunidades Tradicionais do Pantanal Mato-grossense: Mimoso (Santo Antônio de Leverger) e Capão Verde (Poconé), apoiado pela Fundação Uniselva.

O projeto foi financiado pela Embaixada da Nova Zelândia no Brasil, por meio da concessão de fundos do programa Head of Mission Fund (HOMF), com foco na preservação da memória, do patrimônio e do ambiente pantaneiro.

Foram desenvolvidas diversas ações, como a realização de oficinas com objetivo de ampliar os saberes dos moradores de Mimoso e Capão Verde, recuperando aspectos da cultura material e imaterial e apoiando a organização comunitária, por meio da legitimação da Sala de Memória Rondon e Familiares.

As atividades foram capitaneadas pelo Grupo de Pesquisas em Geografia Agrária e Conservação da Biodiversidade (GECA) do Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS) da UFMT, câmpus Cuiabá, sob coordenação da professora Onélia Carmem Rossetto, que organiza o livro ao lado da professora Jocenaide Maria Rossetto Silva.

O livro encontra-se à venda no site da editora Appris.