Veículo auxiliará na formação de técnicos em Agricultura Familiar para suprir carência do município de Nova Ubiratã

30/04/2021    Assessoria de Comunicação/Fundação Uniselva.

Na tarde desta sexta-feira (30), o câmpus Sorriso do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT) recebeu um veículo utilitário, do tipo picape, que auxiliará no desenvolvimento do projeto de ensino intitulado Formação de Técnicos em Agropecuária para Estruturação da Agricultura Familiar e Inclusão Socioprodutiva do Pequeno Produtor Rural de Nova Ubiratã-MT.

A iniciativa foi selecionada para financiamento pela Fundação Banco do Brasil (FBB), por meio de edital de seleção pública de Projetos de Inclusão Socioprodutiva (PIS).

A proposta submetida e aprovada prevê que o IFMT Sorriso oferte uma turma do curso Técnico em Agropecuária, com 40 vagas gratuitas, em Nova Ubiratã. Além disso, haverá prestação de assistência técnica a agriculturores familiares da região. Ambos os municípios estão localizados na região norte do estado e distantes um do outro cerca de 85 km.

À Fundação Uniselva coube a aquisição do veículo e a resolução dos expedientes burocráticos envolvidos no processo. A entidade celebrou convênio de cooperação financeira com a FBB para apoiar o projeto, ficando responsável pelo gerenciamento administrativo e financeiro do mesmo.

A retirada do veículo foi feita pelo coordenador da iniciativa, professor Claudir Von Dentz, em concessionária da capital mato-grossense.

O professor do IFMT, Claudir Von Dentz, à esquerda.

Na ocasião, ele explicou que o veículo será utilizado para transporte do corpo docente do IFMT Sorriso para Nova Ubiratã, bem como para realização das aulas de campo do curso.

"Nós estamos a mais de 80 quilômetros da localidade onde o projeto será executado e o câmpus Sorriso não possui veículos suficientes para atender essa demanda. Esse que estamos recebendo hoje será importante para o deslocamento semanal dos profissionais do IFMT para Nova Ubiratã, todas as sextas-feiras, além do transporte dos equipamentos utilizados nas aulas práticas e no assessoramento técnicos aos produtores familiares daquela região", destacou o professor.

Curso

Dentz adiantou que o edital do processo seletivo de alunos está em fase final de elaboração e deve ser publicado no mês de maio.

O curso será realizado na modalidade subsequente, ou seja, os interessados precisam ter concluído o Ensino Médio. Também será preciso comprovar vínculo com a agricultura familiar, uma vez que o público-alvo são produtores rurais e seus filhos.

A formação terá duração de dois anos e carga horária de 1,3 mil horas.

"Será um curso prioritariamente prático com uma série de disciplinas, que vão das diferentes culturas à gestão da propriedade, ministradas por profissionais qualificados de diversas áreas para orientar os produtores daquela região, com objetivo de que todo sistema produtivo seja mais qualificado e com valor agregado", pontuou Dentz.

Demanda

A demanda de formação profissional de nível técnico e assistência técnica especializada em agricultura familiar foi apresentada ao IFMT Sorriso pela Prefeitura Municipal de Nova Ubiratã.

O município possui aproximadamente 1,2 mil famílias de produtores familiares, sendo 950 distribuídas em lotes de quatro projetos de assentamentos rurais do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e 250 famílias de pequenos produtores rurais tradicionais.

Essas 1,2 mil famílias representam 30% da população de Nova Ubiratã, cerca de 11.200 habitantes.

Um outro veículo do tipo picape está em fase de aquisição pela Fundação Uniselva para o projeto. Esse segundo veículo será destinado à Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer), parceira da ação e responsável pela parte de assistência técnica especializada.