Empresas mato-grossenses já podem participar do Programa de Qualificação para Exportação da Apex-Brasil

16/03/2021

Empresas mato-grossenses interessadas em iniciar a exportação de seus produtos e serviços de forma planejada e segura agora contam com auxílio do Programa de Qualificação para Exportação (PEIEX) da Agência de Promoção de Exportações do Brasil (Apex-Brasil).

O PEIEX-MT consiste num projeto de extensão tecnológica da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), instituição selecionada para executar o PEIEX no estado em Chamamento Público da Apex-Brasil.

O projeto é desenvolvido pelo Escritório de Inovação Tecnológica (EIT), com apoio da Fundação Uniselva - que está responsável pela gestão administrativa e financeira do mesmo.

O programa atende todo o estado por meio de técnicos baseados em Cuiabá, Rondonópolis e Sorriso.

Para qualificar a empresa à exportação, por meio do PEIEX-MT, os interessados devem enviar e-mail para "monitor.cuiaba@apexbrasil.com.br" ou entrar no grupo do aplicativo WhatsApp - acesse o convite aqui.

O atendimento do PEIEX é gratuito e a contrapartida dos empresários é o real interesse de participar do processo e dedicar tempo ao programa.

Conforme o gestor responsável pelo PEIEX-MT na Apex-Brasil, Laudemir Müller, a equipe técnica do programa já está pronta para atender empresas interessadas em se qualificarem para a exportação.

"O PEIEX qualifica a empresa para exportação e apoia no planejamento para que a exportação seja realizada de forma mais segura e com menor risco. O atendimento é individualizado, porque cada empresa tem sua realidade, sua maturidade e seus objetivos com a exportação", afirma Müller, que também é analista de Competitividade da Apex-Brasil.

Para participar a empresa passa por uma avaliação de perfil e deve aderir formalmente ao PEIEX-MT.

Além do diagnóstico do negócio, a empresa é qualificada em quase 30 temas relacionadas ao comércio internacional.

De acordo com o coordenador do PEIEX-MT e diretor do EIT-UFMT, Olivan Rabêlo, o programa é uma estratégia fundamental para qualificar as empresas de Mato Grosso a exportarem seus produtos e serviços para mercados internacionais.

"A UFMT estabeleceu parceria com a Apex-Brasil para oferecer o suporte necessário às empresas do estado no fortalecimento para a sua competitividade internacional em alto nível”, destaca Rabêlo.

Os atendimentos do PEIEX-MT seguirão um cronograma de trabalho pactuado entre a empresa e o técnico responsável por atendê-la.

Ao final do atendimento, a empresa terá um plano com todos os pontos relevantes para a exportação e que irá nortear sua inserção internacional.

O diretor-geral da Fundação Uniselva, Cristiano Maciel, lembra que o PEIEX-MT possui ainda outros objetivos, além de qualificar empresas mato-grossenses para exportação.

"O programa da Apex-Brasil pretende também fomentar a cultura exportadora do estado. Isso implica em estimular a preparação de profissionais com capacidade para atuar no processo de comercialização internacional dos produtos e serviços do estado; impulsionar parcerias entre instituições públicas e privadas que possam oferecer apoio às empresas locais que desejarem se inserir em mercados externos; e colaborar na promoção do desenvolvimento regional por meio do crescimento e expansão das empresas locais dedicadas à atividade exportadora", elenca Maciel.

Por Assessoria de Comunicação/Fundação Uniselva com informações da Secomm-UFMT e Apex-Brasil