UFMT, UFMS, Uniselva e Fapec planejam parcerias em diferentes áreas

03/02/2021

Representantes da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e de suas fundações de apoio, respectivamente, a Fundação Uniselva e a Fapec (Fundação de Apoio à Pesquisa, ao Ensino e à Cultura), reuniram-se nesta terça-feira (2), no gabinete da Reitoria da UFMT, com o objetivo de fortalecer a relação entre as instituições.

Foram discutidas possibilidades de futuras parcerias, trocas de expertises em diversas áreas do conhecimento, bem como experiências sobre gestão e estrutura administrativa, condução de projetos, desenvolvimento de sistemas, colaboração com instituições privadas e realização de pesquisas conjuntas.

Reunião foi realizada no gabinete da Reitoria da UFMT.

Estiveram presentes no encontro, por parte da UFMT, o reitor Evandro Soares, a vice-reitora Rosaline Lunardi, o pró-reitor Administrativo Adriano Oliveira, o secretário de Tecnologia da Informação Jean Caminha e o diretor-geral da Fundação Uniselva, Cristiano Maciel. Da UFMS, compareceram, o reitor Marcelo Turine e a diretora-presidente da Fapec, Nilde Brun.

“Essa visita inicia a consolidação da relação de nossas instituições. Já conheço o professor Marcelo há algum tempo e temos objetivos em comum no sentido de otimizar o trabalho de nossas equipes nas áreas de administração, planejamento, tecnologias da informação e outras. Juntos podemos desenvolver melhores práticas na gestão universitária”, afirmou o reitor da UFMT, professor Evandro Soares.

De acordo com a professora Rosaline Lunardi, vice-reitora da UFMT, as instituições podem contribuir uma com a outra pela troca de informações. “Podemos trocar experiências, fazer a permuta de nossos sistemas e das expertises de nossas agências e escritórios, que têm feito um trabalho muito importante”, disse e completou afirmando que os projetos em comum começarão a funcionar a partir deste ano.

No mesmo sentido o diretor-geral da Uniselva, professor Cristiano Maciel, destacou que “os esforços conjuntos entre as instituições de ensino superior e suas fundações de apoio devem ser empreendidos no sentido de ampliar as parcerias com instituições públicas e privadas”. Ele também pontuou que “a troca de experiências entre as instituições é fundamental, ainda mais se considerarmos que fizemos parte de realidades com potencialidades e desafios semelhantes, na região Centro-Oeste do país”.

Sobre a ligação entre UFMT e UFMS, o reitor da UFMS lembrou que ambas as instituições possuem desafios geográficos em comum e compartilham um dos biomas mais importantes do país, o Pantanal. “Com essa reunião podemos alinhar nossos projetos estratégicos do ponto de vista da administração, da pesquisa, da parceria com outras instituições e empresas privadas, de forma a melhorar a eficiência da administração pública e realizar projetos que tenham um impacto social grande”, apontou Marcelo Turine.

Por sua vez, a diretora-presidente da Fapec disse que a parceria permitiria que UFMT e UFMS trouxessem mais conhecimento para suas equipes, favorecendo o ensino, a pesquisa e extensão. “Essa troca de experiências é de fundamental importância, pois projetos que estão dando certo aqui certamente podemos aplicar no Mato Grosso do Sul e nossos projetos que estão dando certo lá podemos passar para cá”, afirmou Nilde Brun.

O secretário de Tecnologia da Informação da UFMT, professor Jean Caminha, apontou que as Universidades têm funções parecidas, permitindo que atuem para alcançar resultados mais rápidos. “Podemos criar um catálogo de softwares comuns e trabalhar em cima disso e também fazer licitações e tomadas de preço em conjunto, de forma que aumente a concorrência e diminua os preços para as Instituições”, concluiu.

Da esquerda p/ direita: Marcelo Turine, reitor da UFMS; Rosaline Lunardi, vice-reitora da UFMT; Evandro Soares, reitor da UFMT;

Nilde Brun, diretora-presidente da Fapec; Cristiano Maciel, diretor-geral da Fundação Uniselva.

Por Assessoria de Comunicação/Fundação Uniselva com informações da Secomm-UFMT