Reitor da UFMT concede entrevista ao "Informativo da Fundação Uniselva"

15/12/2020

Professor Evandro Soares quer Universidade integrada à sociedade, valorizando o ensino, a pesquisa e a extensão

O decreto de nomeação do professor Evandro Aparecido Soares da Silva como reitor da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), assinado pelo presidente Jair Messias Bolsonaro e pelo ministro da Educação, Milton Ribeiro, foi publicado no dia 9 de outubro, no Diário Oficial da União. Juntamente com o reitor, com início de mandato em 15 de outubro e duração de quatro anos, assumiu como vice-reitora a professora Rosaline Rocha Lunardi, do curso de Enfermagem, do câmpus do Araguaia. Ambos foram eleitos tanto na consulta prévia realizada com a comunidade acadêmica, em 24 de julho, como pelo Colégio Eleitoral, composto pelos representantes dos Conselhos Diretor, de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe) e Universitário (Consuni), em reunião realizada em 11 de agosto. Nesta entrevista à edição número 55 do Informativo da Fundação Uniselva, o novo reitor da UFMT destaca seus compromissos à frente da UFMT:

Uniselva: Quais mudanças planeja, ou já estão em andamento, para a estrutura universitária?

Reitor Evandro Aparecido Soares da Silva – As mudanças estão sendo construídas gradualmente ou, como disse no discurso de posse, de forma “tranquila, serena; não célere”. Não concebo alterações abruptas, sobretudo em nome de um ego ou de uma vaidade. Há situações que precisam ser concluídas para o bem da UFMT. Por exemplo: estamos lançando diversas licitações para reformas ou aquisições de materiais e interromper esse fluxo, pela troca de gestor da unidade, seria extremamente danoso. O novo titular teria que conhecer, entender e aplicar um processo. Esse pensamento de fazer o melhor pela Universidade permeia toda a tomada de decisão desta gestão e os futuros pró-reitores e secretários a serem empossados, brevemente, têm a missão de perseguir a excelência, em busca de um bem comum para a comunidade interna e externa, maximizando os resultados e consolidando ainda mais a imagem que a instituição está construindo desde 1970.

Uniselva: Como as propostas de campanha da chapa “Somos todos da UFMT” serão colocadas em prática?

Reitor Evandro Soares da Silva – Serão realizadas com o engajamento dos gestores, a participação dos Colegiados e com senso crítico. Somos agentes públicos e não podemos nos furtar de nossas responsabilidades e deveres na administração de um patrimônio nacional, como são todas as universidades públicas brasileiras. Mais que isso: não devemos esquecer, sobretudo nestes dias em que celebramos os 50 anos, os porquês de a população ter lutado tanto para a existência da instituição no Estado. A UFMT nasceu com a missão de contribuir significativamente na mudança da realidade de Mato Grosso, para auxiliar no desenvolvimento social e econômico regional, para ser a guardiã da cultura e dos saberes populares de nossa gente e de nossa terra. A UFMT tem como missão quebrar paradigmas e nosso trabalho será neste sentido, sobretudo para transformar a vida de nossos discentes e, principalmente, da sociedade mato-grossense a partir das ações de pesquisa, de extensão, de inovação e de empreendedorismo.

Uniselva: Quais desafios à nova gestão, em especial, diante da pandemia da Covid-19?

Reitor Evandro Soares da Silva – Os cuidados com a comunidade universitária e com a sociedade nesta pandemia são, até o aparecimento de um medicamento ou da vacina, tratados adequadamente. Na condição de reitor de uma instituição que tem a ciência como sua grande bandeira, temos uma série de desafios. O primeiro, e o mais importante, é com a saúde (física e mental) de professores, técnicos, estudantes e colaboradores terceirizados. Desde março, estamos agindo diretamente na busca de soluções, seja com ações de extensão em todos os Câmpus, seja colaborando com a administração pública no auxílio à tomada de decisões. Buscamos também como flexibilizar o conteúdo, capacitamos professores, oferecemos chips e recursos para aquisição de equipamentos a fim de estruturar a retomada das aulas de modo virtual. Enfim, estamos fazendo tudo o que está ao nosso alcance. Agora é importante discutirmos a retomada das atividades presenciais. O comitê Covid elaborou as diretrizes para o retorno e os Conselhos Universitário [Consuni] e de Ensino, Pesquisa e Extensão [Consepe], bem como as pró-reitorias, estão discutindo a sua aplicação.

Uniselva: Como o sr. vê o apoio da Uniselva a projetos da UFMT?

Reitor Evandro Soares da Silva – Vejo como fundamental para a ampliação dos relacionamentos interinstitucionais e das atividades acadêmicas, de ensino, de pesquisa e de extensão da UFMT. A Fundação Uniselva tem como missão apoiar as atividades acadêmicas da Universidade. Nesse sentido, para que se torne uma referência e busque a excelência na gestão de projetos, precisamos de melhoria contínua da qualidade dos processos, treinamento em gerência de projetos e investimento em tecnologia. Desta forma, conseguiremos otimizar os recursos e reduzir a burocracia com o objetivo de não perder oportunidades e facilitar a vida dos pesquisadores e demais envolvidos nos projetos. Acredito que com essas melhorias, e respaldados no compromisso de sua prática cotidiana e princípios éticos, a Fundação Uniselva contribuirá para um salto qualitativo e quantitativo na relação da UFMT com a sociedade.