UFMT e Fundação Uniselva recebem moções de aplauso por combate à Covid-19

30/11/2020

O poder legislativo mato-grossense entregou moções de aplausos para docentes, técnicos e discentes da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) em reconhecimento às ações estratégicas de combate à pandemia do novo coronavírus, por meio do projeto de extensão intitulado Enfrentamento da Pandemia de Covid-19 por meio da produção e distribuição de álcool-gel desinfetante na UFMT, apoiado pela Fundação Uniselva.

No dia 30 de novembro, o presidente da Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso (AL-MT), deputado Eduardo Botelho (DEM), homenageou "as pessoas que estão engajadas ao enfrentamento da pandemia de Covid-19 por meio da produção de álcool em gel desinfetante pelo Departamento de Química da Universidade Federal de Mato Grosso – UFMT, sendo a maior ação solidária de produção e doação de álcool em gel em desenvolvimento por uma Universidade Brasileira", conforme trecho da proposição parlamentar.

Na ocasião, representaram a equipe do projeto  o professor Adriano Buzutti e o técnico Daniel Pelufo. Eles foram acompanhados por Claudia Andrade, Gabrielly Kuss e Benedito Ferraz.

Presidente da AL-MT, deputado Eduardo Botelho, concede moções de aplauso para linha de frente contra Covid-19 (Foto: Mauricio Barbant/AL-MT).

Anteriormente, por proposição do deputado Carlos Avallone (PSDB), quase cem pessoas foram reconhecidas pela AL-MT pela atuação e compromisso com a sociedade mato-grossense no enfrentamento da pandemia de Covid-19 (confira na página 8 da edição 53 do Informativo da Fundação Uniselva).

Entre os homenageados, o diretor-geral da Fundação Uniselva, professor Cristiano Maciel, que, após a cerimônia virtual comandada pelo deputado Avallone, recebeu a moção na sede da entidade pelas mãos do coordenador do projeto, professor Ailton José Terezo.

Professores Cristiano Maciel e Ailton José Terezo.

Aproximadamente 80 mil litros de álcool em gel foram produzidos no Centro Olímpico de Treinamento (COT) da UFMT e doados gratuitamente. A produção continua agora na Central Analítica de Combustíveis (Ceanc), vinculada ao Departamento de Química da Universidade. Acompanhe as ações do projeto na página Álcool Gel UFMT.