Cuiabá, Rondonópolis e Sorriso terão representações da Apex-Brasil

14/12/2020    Foto de capa: Fachada da Apex-Brasil em Brasília, DF (Divulgação).

De olho no mercado internacional e no potencial exportador de empresas mato-grossenses, a Agência de Promoção de Exportações do Brasil (Apex-Brasil) implantará, por meio da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), com apoio da Fundação Uniselva, um Núcleo Operacional do seu Programa de Qualificação para Exportação (PEIEX) em Cuiabá e polos do programa em Rondonópolis e Sorriso.

A UFMT foi selecionada como instituição executora do PEIEX no estado em Chamamento Público da Apex-Brasil e o projeto de extensão tecnológica será desenvolvido pelo Escritório de Inovação Tecnológica (EIT), cabendo à Fundação Uniselva a gestão administrativa e financeira do mesmo.

Segundo a Apex-Brasil, “o PEIEX tem como objetivo a preparação de empresas não exportadoras para iniciar a comercialização externa de seus produtos de forma planejada e segura, além de ser caracterizado como um instrumento estruturante aos setores e de reforço da base exportadora do Brasil”.

Assim, o programa terá como meta qualificar 150 empresas num prazo de 24 meses, sendo 100 em Cuiabá, 25 em Rondonópolis e 25 em Sorriso.

A escolha dessas localidades foi baseada em dados levantados pela Gerência de Inteligência de Mercado da agência que identificou o adensamento de empresas com potencial exportador que podem se beneficiar do Programa.

Confira abaixo os indicadores:

*FOB vem da sigla em inglês free on board, que, em tradução livre, significa “livre a bordo”. É uma modalidade de frete onde toda a responsabilidade pelo transporte da mercadoria é do cliente, incluindo os riscos e os custos.

Projeto traz benefícios para o desenvolvimento regional

Para o diretor do EIT e coordenador do projeto, professor Olivan Rabêlo, a implantação do Núcleo e polos do PEIEX em Mato Grosso trará significativos benefícios para o desenvolvimento regional, pois as empresas terão condições de qualificar-se para exportar seus produtos e serviços por meio do suporte empreendido pelo Programa.

“Para o EIT-UFMT será estratégico porque se aproximará ainda mais do setor produtivo, principalmente pela vertente da inovação que tem correlação positiva com exportação.”

Segundo o diretor-geral da Uniselva, professor Cristiano Maciel, a parceria é estratégica e benéfica para as instituições envolvidas, pois ajudará a viabilizar a inserção de produtos e serviços das empresas mato-grossenses no mercado internacional.

Além de qualificar empresas mato-grossenses para exportação, o PEIEX pretende também fomentar a cultura exportadora do estado.

Isso implicará em estimular a preparação de profissionais com capacidade para atuar no processo de comercialização internacional dos produtos e serviços do estado; impulsionar parcerias entre instituições públicas e privadas que possam oferecer apoio às empresas locais que desejarem se inserir em mercados externos; e colaborar na promoção do desenvolvimento regional por meio do crescimento e expansão das empresas locais dedicadas à atividade exportadora.

A Apex-Brasil

A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos tem por missão promover as exportações, a internacionalização das empresas brasileiras e os investimentos estrangeiros diretos, em apoio às políticas e estratégias públicas nacionais, a fim de contribuir para o crescimento sustentável da economia brasileira.