Cáceres, UFMT e Uniselva assinam convênio para suporte à gestão do eSocial

27/10/2020

Convênio foi assinado no gabinete da Reitoria da UFMT.

O município de Cáceres, a 220 km da capital, a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e a Fundação Uniselva firmaram convênio que estabelece ampla cooperação entre os partícipes para desenvolvimento do projeto de extensão tecnológica intitulado Diagnóstico do Enquadramento Previdenciário e Adequação à Proposta do eSocial.

O Termo de Convênio foi assinado no dia 27 de outubro, no gabinete da Reitoria da UFMT, câmpus Cuiabá.

Na ocasião, o reitor, professor Evandro Silva, recebeu o prefeito de Cáceres (MT), Francis Maris Cruz, o diretor-geral da Uniselva, professor Cristiano Maciel, o secretário Municipal de Administração, Jefferson Flores, a diretora executiva do Instituto Municipal de Previdência Social dos Servidores (PreviCáceres), Luanna Piovesan, e o coordenador do projeto, professor Dilamar Dallemole.

Gerenciado pela Fundação Uniselva, o projeto será executado pelo Núcleo de Pesquisas Econômicas e Socioambientais (NuPES), da Faculdade de Economia (FE-UFMT), e fornecerá suporte na gestão e prestação das informações referentes às obrigações fiscais, previdenciárias e trabalhistas, com o desenvolvimento e implementação de um Software Validador de alimentação prévia, com a crítica necessária para atender à nova regulamentação do e-Social.

De acordo com o reitor da UFMT, em projetos como esse, a instituição estreita seu relacionamento social com os municípios, identificando questões onde pode contribuir especificamente.

"O projeto do NuPES é o estudo social e econômico no ponto de vista de um banco de dados para validação do eSocial, que é uma demanda de todos os municípios. A partir desse trabalho, a UFMT pode criar uma expertise e prestar esse serviço para outros municípios do estado e do Brasil", destacou Evandro.

O prefeito de Cáceres apontou a importância do apoio da UFMT para que os municípios mato-grossenses se modernizem e avancem.

"Tudo que UFMT puder oferecer para os municípios será sempre bem-vindo porque temos certeza que vai modernizar a gestão, vai melhorar a qualidade de vida, vai dar mais agilidade e todos ganham”, ressaltou Francis Maris Cruz.

O diretor-geral da Fundação Uniselva, professor Cristiano Maciel, acrescentou que a extensão tecnológica é uma modalidade de projeto possibilitada pelo Marco Legal da Ciência, Tecnologia & Inovação.

“Neste caso específico, tivemos um trâmite diferenciado, pois, por se tratar de inovação, o projeto passou pelo Escritório de Inovação Tecnológica [EIT-UFMT]. É uma parceria benéfica, um trabalho diferenciado que não tínhamos ainda para esse tipo de sistema de aplicação e acredito que pode gerar novos casos”, disse Maciel.

“Continuaremos investindo nas parcerias não apenas com os municípios e Estado, mas com outras entidades públcas e privadas para que a UFMT cumpra uma de seus objetivos, que é o de atender às demandas de toda a sociedade mato-grossense”, finalizou o reitor.

Saiba mais sobre o projeto

Reunião sobre o projeto na sede da Uniselva.

O trabalho proposto dará suporte à implementação junto à Prefeitura Municipal de Cáceres do Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas (eSocial), instituído pelo Decreto nº 8373/2014.

No sistema, os empregadores passarão a comunicar ao governo suas informações relativas aos trabalhadores, por meio da transmissão eletrônica desses dados, de forma unificada, em substituição ao preenchimento e entrega de formulários e declarações separados a cada ente. O referido decreto também informa que é de responsabilidade do ente empregador a correta informação dos dados, sob pena de multa para cada informação incorreta.