Pesquisa analisa dados do curso “Cidadania e Controle Social”, ofertado pelo TCE-MT, UFMT e Fundação Uniselva

03/09/2020

Pesquisadores do Tribunal de Contas do Estado (TCE-MT), da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e da Fundação Uniselva analisaram dados das últimas setes edições do curso de extensão Cidadania e Controle Social, oferecido, desde 2013, por meio da parceria entre o TCE-MT, a UFMT e a Uniselva.

A partir desta análise, os pesquisadores publicaram o artigo científico intitulado “Formando Cidadãos para a Cidadania e Controle Social: Levantamentos de uma Experiência” nos anais do 8º Workshop de Computação Aplicada em Governo Eletrônico (WCGE) – fórum dedicado à apresentação e discussão de técnicas, metodologias, modelos e ferramentas para desenvolvimento de tecnologias da informação e comunicação de apoio a iniciativas de Governo Eletrônico.

O WCGE é um dos doze eventos satélites do 40ª Congresso da Sociedade Brasileira de Computação (CSBC) que acontecerá em novembro, quando o trabalho será apresentado. No entanto, o artigo já se encontra publicado e, inclusive, foi o mais visualizado no mês de agosto na SBC OpenLib (SOL), portal de conteúdo digital mantido pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC) que conta, atualmente, com mais de 6,5 mil artigos publicados em 88 séries de anais de conferência, 414 artigos publicados em três periódicos, além de 32 livros, todos disponíveis para acesso livre e gratuito.

Assinam o trabalho Cassyra Lucia Correa Vuolo, Cristiano Maciel, Anayna Aparecida G. B. Auerswald, Rosana Abutakka dos Anjos, Alexandre Martins dos Anjos, Claudete Silva de Oliveira e Débora Pedrotti Mansilla. “Os dados mostram não apenas o interesse dos cidadãos, mas também a capilaridade dessa estratégia [oferta do curso Cidadania e Controle Social], que atinge pessoas de diferentes estados, grupos sociais e áreas. Assim, o governo e a sociedade são beneficiados, à medida que os cidadãos se tornam mais bem informados e engajados na vida pública”, resumem os pesquisadores.

Os dados mostram, por exemplo, que nos últimos quatro anos o interesse no curso aumentou, sendo o número de inscritos superior a 50% do número de vagas. Ainda, em 2019, o curso atingiu seu maior índice na avaliação feita pelos participantes, com 88% avaliando a formação com o conceito "ótimo" e nenhuma indicação para "ruim".

O curso é realizado via Educação a Distância (EaD) e ofertado anualmente, exceto em 2015, quando passou por reformulações. A formação está inserida no contexto do Programa de Desenvolvimento Institucional Integrado (PDI) da Corte de Contas, especificamente, no Projeto 2 – Incentivo ao Acesso à Informação e à Consciência Cidadã – que busca estimular o engajamento social mediante a capacitação de membros dos conselhos de Políticas Públicas e da sociedade para a prática participativa. Em sete edições, o curso capacitou até a fase final mais de 3,7 mil alunos e contou com a presença de, pelo menos, 60 diferentes tipos de profissionais e com expressiva média de aprovação.

O trabalho completo está disponível aqui.

Por Maicon Milhen | Assessoria de Comunicação/Fundação Uniselva