Tribunal de Contas, UFMT e Fundação Uniselva renovam parceria para promover inovação educacional, científica e tecnológica

28/08/2020    Fotos: Michel Lacombe/Secomm-UFMT.

O Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT) e o Ministério Público de Contas do Estado (MPC-MT) formalizaram na manhã desta sexta-feira (28) convênio para pesquisa, desenvolvimento e inovação com a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e a Fundação Uniselva. A cooperação técnica e científica visa o desenvolvimento do projeto de extensão intitulado A inovação educacional e a pesquisa científica e tecnológica da UFMT a serviço do controle interno, externo e social do TCE-MT e MPC-MT.

Convênio foi assinado no gabinete da Presidência do TCE-MT, em Cuiabá-MT.

O projeto será executado por meio da Secretaria de Tecnologia Educacional (Setec-UFMT) e terá ações multidisciplinares advindas de diversas unidades acadêmicas e administrativas da Universidade que contarão com a participação de servidores docentes e técnicos-administrativos, bem como discentes.

À Fundação Uniselva caberá a disponibilização de recursos humanos complementares e a operacionalização dos procedimentos administrativos necessários para a consecução das finalidades de interesse público.

O incentivo e a promoção à ciência, à tecnologia e à inovação educacional no controle interno e externo se dará com a realização de cursos, capacitações, estudos e pesquisas, produção de materiais didáticos e instrucionais, MOOCs (do inglês Massive Open Online Course - Curso Online Aberto e Massivo, em tradução livre), projetos, métodos, processos e procedimentos, além de eventos, consultorias, apoio técnico especializado e a criação e aperfeiçoamento de sistemas de informação.

Essas atividades serão destinadas às equipes técnicas das secretarias de Controle Interno, Externo, Social e de Administração do TCE e do MPC, ainda aos jurisdicionados, aos conselhos de Políticas Públicas nas áreas de educação, segurança, saúde e meio ambiente, obras e engenharia públicas, licitações, contratos e conformidade jurídica, gestão estratégica, administrativa, comunicação social e institucional.

O projeto é composto por 77 metas distribuídas em oito grandes áreas de interesse institucional, conforme a imagem abaixo.

Autoridades comentam

Junto com o TCE, a UFMT presta um serviço para toda a comunidade mato-grossense, sobretudo aos municípios. Através deste convênio temos ajudado de forma pedagógica os municípios a definir metodologias e boas práticas para a administração pública. E nesta ação, quem ganha é a sociedade, que tem potencializado seu desenvolvimento econômico, social e, principalmente, humano”.
Professor Evandro Silva, reitor da UFMT.

Através desse convenio podemos avançar na produção de conhecimento e inovação e capacitação dos gestores, colaborando muito com a sociedade. Já temos dois produtos consagrados que é a Educação a Distância e a produção dos planos municipais de saneamento básico mas tenho certeza que vamos produzir muito mais”.
Conselheiro Guilherme Maluf, presidente do TCE-MT.

Nossa ideia é que, por meio da tecnologia educacional, Educação a Distância e trabalhos, sobretudo os realizados em momento de pandemia, a gente possa ajudar o aprimoramento da inovação no controle interno na área administrativa do tribunal e também no externo por meio das tecnologias educacionais”.
Professor Alexandre Martins dos Anjos, secretário de Tecnologia Educacional da UFMT.

Do ponto de vista da UFMT, o convênio é importante porque professores e estudantes encontram nele um campo de aplicabilidade dos conceitos trazidos na sala de aula, você tem mais exemplos do dia a dia, pode citar órgãos e possibilitar estágio aos discentes e isso é muito importante. É uma roda que gira junto com Educação a Distância, com processos organizacionais, e uma série de outros projetos importantes que estão dentro desse grande convênio”.
Professor Cristiano Maciel, diretor-geral da Fundação Uniselva.

Por Assessoria de Comunicação/Fundação Uniselva com informações Secomm-UFMT