Congresso da Sociedade Brasileira de Computação realiza "evento de aquecimento"

13/07/2020

Entre esta terça e quinta-feira, 14 a 16 de julho, será realizado o "evento de aquecimento" do XL Congresso da Sociedade Brasileira de Computação (CSBC 2020), realizado pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC) e organizado pelo Instituto de Computação (IC) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

A Fundação Uniselva é uma das apoiadoras da ação que tem por objetivo engajar os interessados em participar do CSBC 2020 com uma prévia dos temas que serão abordados em novembro.

A participação no aquecimento é gratuita e aberta a todas as pessoas interessadas. Além disso terá certificação com carga horária de oito horas. As inscrições seguem abertas e podem ser feitas por meio de formulário eletrônico.

O evento será on-line e as atividades serão transmitidas ao vivo pelo canal da SBC no YouTube, sempre a partir das 13h no horário local e das 14h no horário oficial de Brasília.

O CSBC é o maior evento da Sociedade Brasileira de Computação e, pela primeira vez, será sediado em Mato Grosso. O tema deste ano é Artificialmente humano ou Humanamente artificial? Desafios para a sociedade 5.0. A abordagem traz dois conflitos da atualidade, a inteligência artificial (IA)e os avanços sociais, despertando uma reflexão crítica sobre o papel das tecnologias e impacto da sua utilização.

“Os sistemas tentam adotar comportamentos que são humanos, as tarefas são automatizadas seguindo técnicas de IA, mas a gente sente que nem todas elas conseguem ser feitas com um nível de qualidade que respeitem aspectos éticos, morais, aspectos culturais, aspectos legais e isso é muito desafiador”, ressalta a professora Eunice Pereira dos Santos Nunes, da Secretaria de Tecnologia da Informação (STI-UFMT).

O aquecimento foi elaborado em função da migração do Congresso para o ambiente on-line e reúne as programações que atraem o maior público do evento. “O interessante nessa programação é que ela é atrativa tanto para alunos quanto para professores, pois aborda a educação básica e o uso de tecnologias na educação”, afirma o docente Cristiano Maciel, do Instituto de Computação (IC).

O segundo dia da programação será também de comemoração. “O Programa que nasceu aqui na universidade, Meninas Digitais, completará dez anos. Será uma tarde de celebração em que vamos ter parceiros falando um pouquinho do que tem sido feito na área, sobre equidade de gênero”, conclui a professora Karen Figueiredo, do IC.

Programação

Terça-feira (14/07):  SECOMU (Seminário de Computação na Universidade), discute a Inteligência Artificial através de diferentes perspectivas: da ética, da desinformação, e da educação.

Quarta-feira (15/07): WIT (Women in Information Technology) & Meninas Digitais, iniciativa da SBC para discutir os assuntos relacionados a questões de gênero e a Tecnologia de Informação (TI) no Brasil.

Quinta-feira (16/07):  WEI (Workshop sobre Educação em Computação), com o objetivo de ser um fórum de debates sobre diferentes temas relacionados às políticas, às diretrizes e experiências de ensino e aprendizagem de Computação.

A programação detalhada e outras informações estão disponíveis na página do Aquecimento CSBC.

Por Assessoria de Comunicação/Fundação Uniselva com colaboração da Secomm/UFMT