Com apoio da Fundação Uniselva, IFMT ofertará curso técnico em Agropecuária na cidade de Cláudia

  18/06/2020    

Cláudia possui mais de 11 mil habitantel e receberá primeira turma de curso técnico regular do IFMT Sorriso ofertada fora da sede

Cláudia possui mais de 11 mil habitantes e receberá primeira turma de curso técnico regular do IFMT Sorriso ofertada fora da sede (Foto: Divulgação/Prefeitura de Cláudia).

A Prefeitura de Cláudia, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT) e a Fundação Uniselva pactuaram convênio para oferta de curso técnico em Agropecuária no município da região norte do estado.

O projeto de ensino será executado pelo câmpus Sorriso do IFMT, sob coordenação da professora Priscila Gonzales Figueiredo, doutora em Agronomia.

Serão abertas 40 vagas. A formação se dará nas modalidades subsequente e presencial, ou seja, as vagas serão destinadas a concluintes do Ensino Médio e as aulas serão ministradas em Cláudia, na Escola Municipal Daniel Titton.

O curso terá duração de dois anos e será totalmente gratuito, desde o processo seletivo. Todas as despesas envolvidas serão absorvidas pela Prefeitura e pelo IFMT.

O corpo docente será formado por professores do Instituto Federal de diversas áreas como Topografia, Cooperativismo e Extensão Rural, Agroecologia e Gestão Ambiental, Construções Rurais, Políticas Públicas e Legislação Ambiental, além de especialistas em diferentes culturas de criações de animais, entre outros campos.

Devido à pandemia de Covid-19 ainda não há previsão para o início das aulas, mas representantes do poder executivo de Cláudia, da instituição federal de ensino e da fundação de apoio participaram de videoconferência na manhã desta quinta-feira (18) para celebrar a parceria e pontuar as próximas ações, como a publicação do edital, que deverá utilizar como critério de classificação a média obtida pelos candidatos nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática.

Videoconferência reuniu reitor do IFMT, Willian de Paula; diretor-geral do IFMT Sorriso, Claudir Von Dentz; prefeito de Cláudia, Altamir Kurten; diretor-geral da Fundação Uniselva, Cristiano Maciel; secretária de Educação e Cultura de Cláudia, Claudevânia Anderle; e o assessor de Comunicação do IFMT Sorriso, Dieison Guisolfi.

Na abertura da reunião virtual, o diretor-geral da Fundação Uniselva, professor Cristiano Maciel, agradeceu a oportunidade da entidade estar inserida no projeto e o empenho de todos os envolvidos na construção do convênio.

"A Uniselva apoia projetos do IFMT desde 2018 e a parceria encontra-se em plena expansão e interiorização. Fico muito feliz de termos chegado a Sorriso e, consequentemente, a Cláudia. O município sai na frente ao utilizar estrategicamente a educação para fortalecimento e desenvolvimento sustentável do setor agropecuário, da agricultura familiar e da comunidade", disse Maciel.

Para o reitor do IFMT, professor Willian Silva de Paula, a soma de esforços encontrada nessa iniciativa é essencial para otimizar a atuação do poder público. "A parceria é o melhor caminho para a sociedade. Juntos conseguimos desenvolver mais ações", destacou.

O reitor ainda informou os participantes sobre a publicação no Diário Oficial da União, na terça-feira (16), da Portaria nº 193, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, que institui o Programa de Residência Profissional Agrícola destinado a qualificar jovens estudantes e recém-egressos dos cursos de ciências agrárias e afins e que pode fazer com que o curso em implantação traga ainda mais benefícios à comunidade de Cláudia.

Com a combinação do anúncio da portaria e a abertura do curso, o prefeito Altamir Kurten vislumbra uma nova era de avanços para o município de Cláudia, cuja vocação econômica tem um forte vínculo com a produção agropecuária.

"Estar aqui é um primeiro passo. Dependendo das nossas condições, faremos de tudo para melhorar esse relacionamento", afirmou o prefeito, que busca, desde 2017, a implantação do curso junto ao IFMT - "uma instituição para futuros profissionais terem acesso à qualificação de forma mais simplificada, mais prática, mais acessível", elencou Kurten.

Já a secretária municipal de Educação e Cultura de Cláudia, Claudevânia Barbon Anderle, além de disponibilizar a escola que sediará as aulas, colocou a pasta à disposição para divulgar o edital junto à comunidade.

"Nós estamos muito felizes. Agradecemos todo o apoio recebido pelo prefeito para que nós, enquanto Secretaria Municipal de Educação e Cultura, conseguíssemos pensar além da educação básica. Já temos ações voltadas à educação superior e, agora, à formação técnica", comemorou Anderle.

O diretor-geral do câmpus do IFMT em Sorriso, professor Claudir Von Dentz, destacou a importância do papel da Uniselva para dar mais agilidade à abertura do curso tão esperado pela comunidade de Cláudia.

"Por vezes nós temos dificuldades em fazer no tempo que queremos, mas, no final das contas, precisamos encontrar o melhor caminho para contribuir com o desenvolvimento socioeconômico dos municípios da região. Essa também é nossa missão", comentou von Dentz.

Por Assessoria de Comunicação/Fundação Uniselva com colaboração da Assessoria de Comunicação/IFMT Sorriso
maicon.comunicacao@uniselva.org.br
+ 55 65 3318-9800
facebook.com/fund.uniselva