Fundação Uniselva apoia produção de 60 mil litros de álcool em gel; estrutura está pronta e trabalhos começam na segunda-feira

21/05/2020    Foto de capa: Marcello Casal Jr./Agência Brasil. Fotos internas: Divulgação/Projeto.

Está em fase final de montagem e adequação a estrutura que permitirá a produção, a partir da próxima segunda-feira (25), de aproximadamente 60 mil litros de álcool em gel numa ação apoiada pela Uniselva de combate e prevenção à Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus Sars-Cov-2.

A Fundação firmou contrato de desenvolvimento em extensão com a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) para gerenciar o projeto Enfrentamento da Pandemia Covid-19 por meio da produção e distribuição de álcool-gel desinfetante na UFMT.

O projeto é do Instituto de Ciências Exatas e da Terra (ICET), câmpus Cuiabá, e a produção vem sendo orquestrada pela Central Analítica de Combustíveis (Ceanc), vinculada ao Departamento de Química.

Num período de dois meses, a produção deverá ser distribuída gratuitamente para o Hospital Universitário Júlio Müller (HUJM), designado como referência em atendimento a casos graves da doença pelo Ministério da Saúde e pela Secretaria de Estado de Saúde (Ses-MT), e ainda para os câmpus de Cuiabá, onde também funciona a estrutura universitária do de Várzea Grande, e nos de Sinop e do Araguaia (unidades Barra do Garças e Pontal do Araguaia), além de dez mil litros que serão doados à Universidade Federal de Rondonópolis (UFR).

Conforme o Plano de Trabalho do projeto, assinado pelo coordenador do mesmo, professor Ailton José Terezo, o álcool em gel é “o principal agente químico com atividade bactericida comprovada contra o novo coronavírus e toda produção passará por controle de qualidade da Ceanc para garantir a composição desinfetante”, pontuou Terezo.

Devido a limitação do espaço físico da Ceanc, os trabalhos serão desenvolvidos nas instalações do Centro Olímpico de Treinamento (COT) da UFMT. O reitor da Universidade, professor Evandro Soares da Silva, visitou o espaço na manhã de hoje (20) durante o curso de brigadistas oferecido aos envolvidos pelo Corpo de Bombeiros e destacou que esse movimento coloca a UFMT na vanguarda do atendimento social.

"Temos a participação do Corpo de Bombeiros, do Governo do Estado, do Ministério da Educação - que fez um edital fomentando uma ação que já era discutida internamente - e das empresas que apoiam a iniciativa. Esse projeto agrega não só o conhecimento de áreas distintas, mas também atenderá a área da saúde e a sociedade em condições de vulnerabilidade", afirmou Evandro.

"A Universidade transforma aquilo que está no livro em uma prática social para que toda sociedade ganhe e valorize principalmente a vida. Não podemos deixar a vida em detrimento de qualquer outra questão, até mesmo a ciência", acrescentou o reitor.

Estão envolvidos 57 estudantes dos cursos de Química (bacharelado e licenciatura), Engenharia Química, Ciência e Tecnologia de Alimentos, Enfermagem, Educação Física, Economia, Medicina e Engenharia Sanitária e Ambiental e integrantes do Time Enactus, bem como 14 professores dos cursos de Química, Engenharia Química, Engenharia de Alimentos e Educação Física, além de cinco técnicos.

De acordo com o diretor-geral da Fundação Uniselva, professor Cristiano Maciel, "articula-se assim a extensão com o ensino e a pesquisa e promove-se ações que expressam o compromisso social da Universidade Federal de Mato Grosso e de sua Fundação de Apoio e Desenvolvimento, a Uniselva".

Além da produção, o projeto envolve as etapas de envasamento, rotulagem e expedição seguindo as especificações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Os recursos para execução desse projeto, como compra de insumos e equipamentos, são provenientes de Termo de Execução Descentralizada firmado entre o Ministério da Educação e a UFMT, advindos da Medida Provisória 942, de 2 de abril de 2020, que abriu crédito extraordinário para enfrentamento da emergência de saúde pública de importância internacional decorrente do coronavírus.

Por Assessoria de Comunicação da Fundação Uniselva/Colaborou Secomm-UFMT