Estudantes e docentes da UFMT são premiados por pesquisas de iniciação científica

  18/03/2025    

Evento teve o apoio da Fundação Uniselva, Fapemat e CNPQ 

Na última sexta-feria, 14 de março, a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), por meio da Pró-Reitoria de Pesquisa, realizou a entrega dos prêmios Severino Meirelles e José de Souza Nogueira (Paraná) para estudantes e docentes que realizaram pesquisas de iniciação científica entre 2023 e 2024.  

A cerimônia ocorreu no foyer do Teatro Universitário com a presença de autoridades da área da educação, da universidade, docentes e estudantes com seus familiares. A premiação homenageia dois professores com destacada atuação na pesquisa dentro da UFMT. 

Em sua fala, a reitora da UFMT, professora Marluce Souza e Silva, destacou a diversidade das pesquisas. “Nós pretendemos que a nossa gestão, ela esteja sempre permeada de atividades semelhantes a essa, desenvolvendo principalmente a pesquisa e a extensão junto com os nossos estudantes e coordenadores, que são coordenadores de temáticas importantes para melhorar a vida da sociedade cuiabana e mato-grossense, especialmente aqui da nossa região e dos nossos estudantes”, salientou. 

Representando a Fundação Uniselva, o diretor-geral da instituição, professor José Jaconias, enfatizou a importância do incentivo à pesquisa e reforçou o papel da Fundação como instituição de apoio e impulsionamento aos pesquisadores da universidade. “Nós precisamos acreditar na Ciência e investir nos cientistas e nos jovens cientistas. Em nome da fundação de apoio da UFMT, parabenizo a todos e todas e reafirmo nosso compromisso com a pesquisa e momentos como este”, destacou. 

O pró-reitor de Pesquisa da UFMT, professor Bruno Araújo, salientou a importância do programa de iniciação científica e tecnológica no estímulo à pesquisa, ainda na graduação. "Ao passarem para a pós-graduação e tornarem-se os cientistas que a sociedade precisa, terão a universidade como o polo central para pensar, formular e propor soluções para esses desafios”, frisou o acadêmico. 

Compareceram ao evento, a Pró-Reitora de Planejamento, professora Marta Nogueira; a diretora geral do Escritório de Inovação Tecnológica, Ivana Ferrer, a membro do Comitê de Avaliação da Iniciação Científica, professora Sonia Lourenço, a professora Lívia Mundim, representando a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso (Fapemat) e as a assessoras especiais da UFMT, professora Carla Gabriela Wünsch e professora Onice Teresinha Dall'Oglio. 

*Com informações da Secomm UFMT