Superintendente da Uniselva visita a Fundação de Apoio da Universidade Federal de São Carlos, em São Paulo
10/03/2025
A ocasião proporcionou troca de experiências e conhecimentos
Dando continuidade à agenda de visitas institucionais da Fundação Uniselva, o superintendente, professor Sérgio Allemand, esteve no final de fevereiro na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), localizada na cidade de São Carlos, em São Paulo para conhecer a Fundação de Apoio Institucional ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico - FAI UFSCar. A iniciativa visa a troca de experiências e conhecimentos, a fim de identificar e adotar melhores práticas de gestão.
Com pouco mais de 20 anos de existência, a FAI UFSCar, ainda que jovem, tem muito a compartilhar em relação à sua atuação no apoio ao desenvolvimento científico e tecnológico. Durante a visita, o superintendente da Uniselva reuniu-se com o diretor da editora EdUFSCar, Wilson Alves Bezerra e com a coordenadora de Administração, Finanças e Contratos, Fernanda do Nascimento, para conversar sobre as estratégias adotadas pela organização, que lhe permitem atuar com eficiência e vasta produção. O espaço conta com uma livraria, considerada a melhor de São Carlos, que oferece produtos de sua própria grife, como mochilas, camisas e caneca, além de vendas online e físicas de publicações. Todos os recursos arrecadados pela editora e livraria são geridos pela fundação.


Na FAI UFSCar, o professor Sérgio foi recebido pelo advogado e gerente jurídico Marcelo Garzon, que representou o diretor Targino de Araújo Filho, e pelo coordenador de Gestão de Projetos, Marcio Okusu. “É muito interessante como a fundação atua em diversas frentes com independência, contando com sua sede própria e ainda contribuindo com recursos que a universidade pode aplicar em melhorias no campus”, destacou o superintendente da Uniselva, professor Sérgio Allemand. Além da editora e livraria, a fundação é responsável pela gestão financeira da Fazenda Universitária e, também, gera recursos com o arrendamento de uma grande área do campus com plantação de pinheiro, cuja madeira é comercializada, garantindo recursos para a universidade.


A equipe da FAI UFSCar conta com mais de 100 profissionais e entre eles, uma equipe de engenheiros que acompanham diversas obras durante a execução de projetos, incluindo aqueles que são financiados pela FINEP. Outra expertise da entidade é o credenciamento de resultados de pesquisa, como o melhoramento genético de cana-de-açúcar e comercialização de excedentes de pesquisas. “Esses resultados vão além de recursos financeiros, pois possibilitam as melhores condições para pesquisadores, estudantes e toda a sociedade que é beneficiada com o conhecimento produzido na universidade”, pontua o professor Sérgio.
A FAI UFSCar apoia mais três instituições, fora a UFSCar: O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, a Embrapa, o Hospital Universitário de São Carlos e a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH).