Delegação de Mato Grosso participa da “China International Import Expo 2024”

  05/11/2024    

Esta é a segunda vez que o estado participa do evento internacional, contando com o apoio da Fundação Uniselva

A partir desta terça-feira, 5 de novembro, o estado de Mato Grosso participa da China International Import Expo (CIIE), uma das maiores feiras de negócios globais, realizada em Xangai. A agenda internacional segue até o dia 10 de novembro e ocorre com o objetivo de ampliar as relações comerciais com a China – principal destino das exportações mato-grossenses.

Representando o estado, participa uma delegação formada por autoridades governamentais, representantes da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e do segmento privado, com atuação agroindustrial e no agronegócio. A agenda é fruto de um convênio entre a Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Mato Grosso e UFMT, apoiado pela Fundação Uniselva.

A delegação é liderada pelo secretário César Miranda, da SEDEC-MT, e composta por aproximadamente 50 pessoas. Entre elas, o professor da UFMT, Lucas Oliveira Sousa, coordenador do projeto de extensão vinculado à agenda internacional.

Sua atribuição é destacar as vantagens competitivas de Mato Grosso, que é o maior produtor brasileiro de grãos, carnes e fibras. Além disso, sua atuação visa atrair novos investimentos e solidificar parcerias estratégicas que favoreçam o crescimento econômico e sustentável do estado.

Conforme explica Lucas Oliveira de Sousa, a CIIE é uma excelente oportunidade para o estado de Mato Grosso se destacar em um mercado essencial para as suas exportações.

“Esse evento desempenha um papel fundamental na promoção das potencialidades do Estado, no estabelecimento de parcerias estratégicas e comerciais e nas buscas por cooperações técnico-científicas com o Estado. Isso não apenas aumenta a sua visibilidade internacional, mas também possibilita novas oportunidades de negócios e parcerias”, destaca o coordenador.

Apoio da Fundação Uniselva

Esta é a segunda edição em que o estado participa da CIIE, após uma estreia bem-sucedida em 2023, também apoiada pela Fundação Uniselva, por meio de sua gestão financeira e administrativa.

 Com esse apoio, acontece a contratação dos serviços essenciais para a presença na feira, que incluem desde a logística, participação com estande próprio, montagem, até os demais serviços necessários para atingir os objetivos estabelecidos na agenda.

Com um estande de 108 m², a delegação busca reforçar a posição de Mato Grosso como principal produtor brasileiro, além de demonstrar o compromisso do estado com práticas sustentáveis.