Energife qualificou mais de 300 novos profissionais para o segmento de energias renováveis

  31/10/2024    

O programa contou com 14 turmas, distribuídas entre os campi de Cuiabá, Sinop, Pontes e Lacerda e Primavera do Leste

Executado entre 2023 e 2024, o programa de Extensão “Programa Qualifica Mais Energife” - executado pela Pró-reitoria de Extensão do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) e apoiado pela Fundação Uniselva, trouxe resultados significativos na capacitação de profissionais para o segmento de energias renováveis. 

Os dados do relatório final do projeto apontam para a oferta de 485 vagas para o curso de Qualificação Profissional ou Formação Inicial e Continuada de Instalador de Sistemas Fotovoltaicos (eletricista de sistemas de energias renováveis). Ao todo, o programa contou com 14 turmas, distribuídas entre os campi de Cuiabá, Sinop, Pontes e Lacerda e Primavera do Leste.

 

Do total das vagas ofertadas, 20% foram reservadas para o gênero feminino.

Com o objetivo de atender à demanda do mercado de trabalho por profissionais habilitados e promover a sustentabilidade ambiental na área de energia fotovoltaica, o projeto formou 369 novos profissionais, alcançando uma taxa de conclusão de 76,08%. 

De acordo com o coordenador do Programa, professor Marcelo Ferreira de Arruda, o alinhamento com as necessidades do setor foi um dos pilares do sucesso do Energife, que contou com o apoio da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (SETEC-MEC), como parte do programa Pronatec.

“A iniciativa não apenas capacita nossos estudantes, mas também contribui para a formação de um mercado de trabalho mais sustentável. Estamos orgulhosos do impacto positivo que o programa gerou na comunidade e na promoção de energias renováveis”, destacou o coordenador.