Teatro Universitário da UFMT: 42 anos de Arte e Cultura em Mato Grosso

  19/09/2024    

Inaugurado oficialmente no dia 26 de janeiro de 1982, o teatro universitário da UFMT carrega uma história rica em eventos e momentos marcantes

Nesta quinta-feira, 19 de setembro, quando as cortinas se abrem para celebrar o Dia Nacional do Teatro, destacamos o protagonismo da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) nas artes cênicas por meio do Teatro Universitário, que completa 42 anos.

Palco de grandes espetáculos e encontros, o teatro universitário da UFMT representa a consolidação das artes cênicas em Cuiabá, desde sua abertura em 1982, marcada pela peça inaugural Macunaíma, sob a direção de Antunes Filho e com a presença ilustre da atriz Tônia Carrero.

“O trabalho do ator com o corpo, o trabalho da máscara cênica, tudo isso associado à construção de cenários, figurinos, trilha sonora, desenvolvimento do ator no palco, direção, cenografia, faz do teatro uma arte completa. Na UFMT a gente tem a honra de ter o teatro universitário, com uma história muito importante das artes cênicas de Mato Grosso”, destacou Luiz Fabrício Cirillo de Carvalho, pró-reitor da Pró-Reitoria de Cultura, Extensão e Vivência (PROCEV/UFMT).

O teatro universitário é amplamente apoiado pela Fundação de Apoio e Desenvolvimento da UFMT, a Fundação Uniselva. Já recebeu diversos artistas internacionais, montagens nacionais, abrindo sempre um espaço importante para os artistas locais, espetáculos de música, entre outros.

Nesse sentido, um de seus maiores atrativos é a acústica proporcionada. Internacionalmente reconhecida, ela é fruto do trabalho do especialista polonês Igor Sresnewski, sendo o único local do gênero no estado a oferecer um espaço fechado em que o público o circunda por três lados.  

"O nosso palco, além de único em Mato Grosso, possui a capacidade de abertura para o fosso de orquestra, uma característica rara, presente em palcos europeus. Isso coloca o nosso teatro entre os cinco melhores do país em termos de acústica," destaca Thiago Almeida, diretor geral do Teatro Universitário e coordenador do projeto de extensão Palco das Artes.

Ao longo dessas quatro décadas, o teatro universitário da UFMT também sediou congressos, seminários, conferências e colações de grau.

Após passar por reforma em 2012, o local foi reinaugurado em 2014, coincidindo com o aniversário de 44 anos da UFMT. O evento marcou também uma nova fase do espaço, com apresentações memoráveis da Orquestra Sinfônica da UFMT e do Ópera Ballet, reforçando seu papel central no cenário cultural da região.

A decoração do foyer, com tachos de cobre oriundos da região ribeirinha do Rio Cuiabá, e a escultura de Wlademir Dias-Pino, que representa as máscaras da comédia e da tragédia, são outros elementos que agregam notoriedade ao teatro universitário.

Enquanto o espaço universitário segue consolidando sua história, a celebração de seus 42 anos reafirma seu papel como um espaço de criação, reflexão e inovação artística em Mato Grosso.

Inauguração do espaço

Inaugurado oficialmente no dia 26 de janeiro de 1982, o teatro universitário da UFMT carrega uma história rica em eventos e momentos marcantes. A solenidade contou com a presença do então ministro da Educação, Rubem Carlos Ludwig, e foi fruto do esforço do então reitor da universidade, Gabriel Novis Neves, que liderou a construção do edifício, dando vida a um espaço que se tornou referência.