Diretor da Fundação Uniselva participa de missão estratégica da Nurimat nos Estados Unidos
30/08/2024
A missão teve objetivo de fortalecer parcerias entre Mato Grosso e instituições norte-americanas
O diretor-geral da Fundação Uniselva, professor Joanis Zervoudakis, integrou entre 26 e 30 de agosto, a delegação do Núcleo de Relações Internacionais de Mato Grosso (Nurimat) no estado de Iowa, localizado nos Estados Unidos. A missão estratégica teve objetivo de explorar oportunidades de colaboração entre os estados de Mato Grosso, Iowa e as universidades dessas regiões.
Visando ampliar as interações com entidades governamentais e acadêmicas, foram realizadas reuniões e diversas visitas técnicas, especialmente na Universidade Estadual de Iowa (ISU), na Faculdade Comunitária DMACC e na Farm Progress Show.
Nas palavras do diretor, a missão destacou-se pelo networking e a troca de experiências com professores e pesquisadores internacionais proporcionados, além da reunião com participação da governadora de Iowa, Kim Reynolds.
“Essa aproximação é vital para o estabelecimento de parcerias entre as instituições. Ela abre portas para a captação de projetos de pesquisa e para prospecção de resultados que beneficiem mutuamente as instituições envolvidas”, afirmou o gestor.
No campus da Universidade Estadual de Iowa, foram visitadas estruturas significativas, como o Laboratório Nacional de Agricultura e Meio Ambiente (NLAE), a faculdade de Agricultura e Ciências da Vida, o setor de Inovação e Empreendedorismo e os departamentos de Zootecnia e o de Medicina Veterinária, bem como o departamento de Engenharia Agrícola e de Biossistemas.
Também integraram a delegação o senador por Mato Grosso Wellington Fagundes, o vice-governador de Mato Grosso Otaviano Pivetta, o reitor da UFMT Evandro Soares, reitora da UFR Analy Polizel, a secretária de relações internacionais da UFMT, Caroline Oliveira, o coordenador de Pós-Graduação da UFMT, Vinícius Carvalho, entre outros representantes do estado.