Fundação Uniselva registra crescimento financeiro exponencial

  16/08/2024    

Os dados indicam aumento de 172,8% no patrimônio social da fundação em 2023 

A Fundação Uniselva registrou o melhor desempenho, desde a sua criação, conforme apontam os dados do balanço financeiro institucional referente a 2023. O crescimento tem sido percebido em todos os aspectos contábeis desde 2021. 

No ano passado a entidade atingiu ápice com o número de projetos gerenciados simultaneamente, volume financeiro movimentado e crescimento patrimonial. Outro ponto de destaque foi a quantidade de bolsas concedidas, que superou os anos anteriores, assim como o total resultante dos ressarcimentos às instituições apoiadas, com destaque especial à Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). 

UFMT lidera em números 

Entre as cinco instituições apoiadas, cerca de 85% dos resultados são representados pela participação da UFMT, que lidera o avanço dos indicadores. Nos últimos três anos, a fundação registrou crescimento de 40% na quantidade e no volume financeiro de projetos da universidade, demonstrando a importância desta parceria no sucesso da instituição de apoio.  

Atualmente, além da UFMT, são apoiados pelas Fundação Uniselva: o Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), a Universidade Federal de Rondonópolis (UFR), a Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ) e o Instituto Federal de Mato Grosso do Sul. 

Crescimento como resultado da gestão 

Os dados também atestam o crescimento de 172,8% no patrimônio social da fundação em 2023, quando comparado ao exercício financeiro de 2020. Em 2018 e 2019 o balanço apresentou déficit.  

Esse desenvolvimento exponencial da Uniselva pode ser atribuído a uma série de mudanças estratégicas e estruturais adotadas. Conforme explica o diretor-geral, professor Joanis Tilemahos Zervoudakis, umas das ações foi recuperar a motivação da equipe de trabalho, que respondeu positivamente e vem sendo determinante para esses resultados. 

Em sua gestão, Joanis tem dedicado muito foco na reestruturação da área de recursos humanos, em busca de proporcionar melhores condições de trabalho, atividades de integração, acesso a atendimento psicológico, atividades esportivas e treinamentos.  

“Priorizamos conhecer nosso público interno e atender as necessidades do grupo, sem esquecer do olhar personalizado e individual para cada membro. A etapa seguinte foi dedicada a mostrar a importância da fundação para a universidade e, consequentemente, para a sociedade, sistematizando procedimentos para garantir mais profissionalismo nas atividades. Tem sido gratificante ver que os resultados estão sendo satisfatórios para todos e refletem no crescimento da Uniselva”, conta o gestor.  

Além da área de pessoas, o setor administrativo também passou por uma reestruturação, garantindo melhorias significativas no desempenho institucional e nos resultados alcançados. 

Carlos Eduardo Guerreiro, superintendente da fundação, ressalta que o novo organograma aprovado pelo Conselho Curador permitiu a otimização de processos internos e a redução de custos operacionais, promovendo uma administração mais eficiente. Um exemplo dessa iniciativa é a unificação das gerências de secretaria, departamento pessoal e recursos humanos. 

Sobre o crescimento do número de projetos e volume financeiro gerenciado, os gestores são unânimes ao destacar a implantação do Núcleo de Captação, instituído para garantir o apoio desde a fase inicial dos projetos. “Esse núcleo foi essencial para aumentar a taxa de sucesso das ações da fundação. Sem contar ainda com o fato de que para coordená-lo, foi designada uma das colaboradoras mais experientes da Fundação Uniselva, Janaina Queiroz”, declara Guerreiro.  

Atualmente, o Núcleo de Captação da Uniselva realiza o acompanhamento dos projetos desde a sua concepção até a fase de captação de recursos financeiros para o início da execução pelos pesquisadores das instituições apoiadas. Antes do seu estabelecimento, a fundação não oferecia formalmente esse suporte aos pesquisadores, que precisavam atuar praticamente sozinhos durante todas as fases iniciais.