Projeto “Fundação Uniselva Multicampi” prevê instalação de escritórios nos campi da UFMT Araguaia e Sinop

  17/06/2024    

Iniciativa visa possibilitar operações autônomas voltadas às especificidades dos projetos locais

Na tarde desta segunda-feira, 17 de junho, o diretor da Fundação Uniselva, professor Joanis Tilemahos Zervoudakis e o superintendente Carlos Eduardo Guerreiro, estiveram reunidos com os pró-reitores da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Adam Luiz Claudino, do campus Araguaia, em Barra do Garça, e Fábio José Lourenço, do campus Sinop, para dar início aos acertos sobre o projeto "Fundação Uniselva Multicampi”. A iniciativa visa a ampliação das atividades da instituição, por meio da instalação de escritórios em cada umas das cidades. O objetivo é fortalecer as atividades de apoio na gestão administrativa e financeira dos projetos de ensino, pesquisa, extensão e inovação da UFMT. 

A exemplo da Uniselva Cuiabá, a perspectiva é que a médio prazo as unidades da Fundação Uniselva em Sinop e em Barra do Garças possam ter operações autônomas voltadas às especificidades dos projetos locais, como foi apresentado no encontro para as tratativas.  

Conforme o diretor da Uniselva projeta, haverá um crescimento de 40% no número de projetos em Sinop e Barra do Garças já no primeiro ano de implantação. “A partir do apoio dedicado localmente nas negociações com propensos financiadores, assim como o apoio dedicado pela Uniselva, in loco, aos pesquisadores desses campi, não temos dúvidas de que o número de projetos em Araguaia e Sinop crescerá no mínimo em 40%, porque conhecemos o potencial da pesquisa local”, declarou Joanis Tilemahos. 

Projetos por campus

Atualmente, a Fundação Uniselva apoia, a partir de Cuiabá, 39 projetos do campus Sinop e  11 do  Araguaia, enquanto 191 projetos são de unidades acadêmicas da UFMT Cuiabá e Várzea Grande. A expectativa é que essa ação resulte no crescimento da captação de projetos originados na UFMT em Sinop e Barra do Garças. 

Para os projetos vigentes originados nessas unidades, a expectativa é de que a descentralização da área de compras e contratações possibilite mais dinamismo na execução dos projetos. 

A medida é uma das iniciativas contempladas no Planejamento Estratégico da Fundação Uniselva, em elaboração com a consultoria do professor Eber Capistrano e participação dos gestores da instituição. 

Para o superintendente da Uniselva, a regionalização efetiva das atividades de apoio da entidade deve contribuir objetivamente no crescimento dos campi do Araguaia e de Sinop. “O relatório de gestão anual da Fundação Uniselva tem mostrado que o crescimento na captação de recursos extraorçamentários, por meio da fundação de apoio, está ligado ao crescimento da pesquisa cientifica, assim como a melhoria dos laboratórios e capacidade operacional das instituições apoiadas. Isso acontece porque, ao tempo que os recursos externos contribuem com a ampliação da pesquisa, esse recurso financeiro captado se reverte na aquisição de equipamentos e manutenção. Por exemplo, na compra de reagentes e até a construção de laboratórios, em determinados casos. Somente de 2021 para 2022, houve o aumento de quase 90% no montante de financeiro de equipamentos comprados pela Uniselva e repassados para a UFMT. Em 2021 o valor foi de aproximadamente R$ 1.600.000,00 e em 2022 o montante foi de quase R$ 3.000.000,00. O relatório de gestão de 2023, em fase de elaboração, mostrará que esse número continua crescendo.