UFMT, Uniselva e FITOCANN firmam parceria para pesquisa em cannabis medicinal
07/05/2024
Via Leandro Maia, FITOCANN
Projeto visa contribuir para o desenvolvimento de novas terapias e ampliar o conhecimento científico na área
A Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT), com o apoio da Fundação Uniselva e em conjunto com a empresa FITOCANN Pesquisa Científica e Desenvolvimento Ltda., formalizaram um “Acordo de Parceria para Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I)” visando avanços significativos na área da cannabis medicinal. O acordo tem como foco a cooperação técnica e científica entre as partes, com o objetivo de desenvolver um projeto de pesquisa inovador intitulado "Centro de Estudos e Inovações em Farmacognosia de Mato Grosso".
À frente do projeto está Leonardo Gomes de Vasconcelos, professor do Departamento de Química da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e Coordenador da Central Analítica do Laboratório de Pesquisas em Química de Produtos Naturais e Novas Metodologias Sintéticas em Química Orgânica. Conforme o pesquisador, a parceria terá início com o desenvolvimento do “Estudo e Avaliação do Potencial Técnico e Econômico da Produção de Cannabis Medicinal em Mato Grosso/Brasil”.
"O objetivo é estudar e avaliar o potencial técnico e econômico da produção de cannabis em Mato Grosso, visando a construção de um banco de dados de cultivares/espécies de cannabis com potencial técnico e econômico, baseado em informações da literatura, com foco em estimar um planejamento produtivo, de beneficiamento das cultivares/espécies e de industrialização de produtos e derivados das cultivares/espécies avaliada", afirma o professor Leonardo.
A parceria entre a UFMT, a Fundação Uniselva e a FITOCANN representa um passo para o avanço da pesquisa em cannabis medicinal no Brasil, contribuindo para o desenvolvimento de novas terapias e a ampliação do conhecimento científico nessa área.