Com apoio da Fundação Uniselva, UFMT e TRF-1ª Região lançam programa de residência em TI

  30/04/2024    

Projeto será conduzido pelo Instituto da Ciência e da Computação e foi lançado na tarde desta segunda-feira, 29

Na tarde desta segunda-feira, dia 29 de abril, foi realizada a cerimônia de inauguração da Residência de Inovação em Tecnologia. O projeto é resultado da parceria entre a Tribunal Regional Federal (TRF-1ª Região), a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), com o apoio da Fundação Uniselva.  

O superintendente da fundação, Carlos Eduardo Guerreiro, esteve entre as autoridades presentes no evento, representando o diretor Joanis Tilemahos Zervoudakis. As falas de abertura foram conduzidas pelo juiz federal Ciro José de Andrade Arapiraca, pelo reitor da UFMT, professor Evandro Aparecido Soares da Silva, pelo coordenador do projeto e diretor do Instituto da Ciência e da Computação (ICUFMT), professor Allan Gonçalves de Oliveira, pelo Secretário de Tecnologia da Informação da UFMT, Jean Caminha e pelo diretor do Núcleo de Tecnologia da Informação (Nutec), Alex Henriques Molina. 

A iniciativa surgiu por demanda da Justiça Federal de Mato Grosso, diante dos desafios crescentes na área da tecnologia. Durante sua fala, o juiz federal, Ciro José de Andrade, apontou as mudanças dentro do judiciário, por meio da tecnologia, como audiências e atendimentos à distância, além da possibilidade do trabalho remoto. Diante disso, o magistrado enfatizou a importância do setor em investir em desenvolvimento tecnológico e reconheceu o papel das universidades federais como produtoras e condutoras de conhecimento e inovação. “Que possamos ser atores e protagonistas das transformações tecnológicas. Por isso é tão importante um projeto como esse”, reforçou. 

Com a palavra seguinte, o reitor Evandro Aparecido Soares da Silva agradeceu o reconhecimento da importância da universidade para conduzir o projeto. Allan Gonçalves, coordenador da residência e diretor do IC-UFMT, destacou o papel da Fundação Uniselva para a viabilização do projeto e manifestou suas expectativas desejando que o programa gere impactos positivos aos quatro residentes do TRF-1ª Região. 

O NUTEC e a Secretaria Administrativa (SECAD) participaram da elaboração do projeto, em conjunto com a UFMT. Para a realização das atividades, foi montada uma sala de aula no prédio da Justiça Federal de Mato Grosso, com os equipamentos necessários para os estudos. Os residentes da pós-graduação são os servidores Anderson de Oliveira Santos, Alex Lauro Bueno Gomes, Elton Marcelino de Lima e Elson Cardoso Oliveira.